O que era desconfiança virou empolgação. As derrotas, empates, derrotas, derrotas, empates e empates que fizeram parte do início da temporada ficaram de lado para o Blumenau Futsal. E mais: o time engatou uma sequência de três vitórias consecutivas – duas pelo Campeonato Catarinense e uma pela Copa Santa Catarina – para confirmar a boa fase. Do oito ao 80, o time do técnico Alexandre Melo, o Xande, deixou a incômoda penúltima colocação dentro do Estadual para já pensar em uma melhor posição no G-8. E para buscar a afirmação e provar que os triunfos sobre Chapecoense Futsal, Avaí e São Lourenço não foram acasos da bola pesada, a equipe buscará a afirmação em um confronto para lá de complicado diante de Jaraguá do Sul, fora de casa.

Continua depois da publicidade

O adversário é o melhor catarinense este ano no país e promete ser uma pedra no sapato para que Blumenau mantenha a boa sequência. Com 18 pontos em 10 partidas, Jaraguá é hoje o terceiro colocado na Liga Nacional de Futsal (LNF) e segundo no Catarinense – atrás apenas de Joinville no primeiro critério de desempate, que é o confronto direto. Para o treinador blumenauense a única forma de superar o time jaraguaense – independentemente se o técnico Fio optar por poupar ou não parte dos jogadores que disputam a LNF – é zerar os erros, principalmente defensivos:

– Temos que ter um desempenho parecido com o que tivemos contra Floripa (Avaí). Aquele lá foi um jogo modelo para nós, tanto na questão de transição, bola parada, defesa, emocional. Foi uma partida para empolgar os experientes e mostrar aos jovens o que deve ser feito.

Na sétima colocação com sete pontos em sete partidas (chega de sete, né?), Blumenau pode chegar ao quinto lugar caso vença Jaraguá. Já o time do Norte do Estado assume a liderança provisória se somar os três pontos, além de consolidar mais de três meses sem ser derrotado em seus domínios. A partida será no ginásio do Sesi, menor do que a Arena Jaraguá, o que deve ser mais um empecilho aos visitantes por conta da pressão.

– É algo que muda o jogo, sim. A quadra lá (no Sesi) é menor do que na Arena, o que faz com que a gente tenha que adaptar melhor a compactação da defesa e a própria estratégia para o jogo. Será o nosso principal desafio nesse novo momento – comenta Xande.

Continua depois da publicidade

Desfalques que vêm

aliados a oportunidades

Xande não poderá contar com três dos principais jogadores para o desafio contra Jaraguá. O pivô Dão e o ala Andi, suspensos, retornam apenas na próxima rodada, enquanto Pica Pau, que foi vetado da partida contra o São Lourenço por uma contratura na coxa esquerda segue em recuperação e dificilmente terá condições de entrar em quadra. O confronto entre as duas equipes começa às 20h15min.