Tem um jeito de ouvir música que permanece incólume, ainda que as mídias tenham mudado tanto nas últimas décadas: a coletânea. Pode até ser que ninguém mais dedique tempo gravando fitas cassete ou CDs, mas com tantas plataformas de streaming, pelo celular já se consegue montar e ouvir uma playlist, tudo que um aficionado por música precisa. Um desses apaixonados é o músico, escritor e tradutor Cassiano Fagundes, alguém que cresceu gravando fitas e misturando canções. De tanto escrever e pesquisar sobre a música pop, escreveu um livro contando histórias inusitadas e acompanhadas de 20 coletâneas. É a obra Ouça Este Livro: 20 Playlists Surpreendentes (Editora Barbante), com lançamento hoje na Célula, em Florianópolis. Além de sessão de autógrafos, o evento terá bate-papo sobre música.
Continua depois da publicidade
Na obra, ele resgata histórias pouco conhecidas do mundo pop. Faz recomendações sonoras em coletâneas nem um pouco óbvias que podem ser acessadas por meio de um QR Code — um código que, ao ser captado pela câmera de um smartphone, permite que o leitor possa escutar o conteúdo. As playlists são baseadas nos textos, mas não necessariamente incluem as músicas citadas.
— São textos curtos e com narrativa própria. As coletâneas são bem loucas e com mistura grande. É a formação musical que eu tenho, de misturar tudo em busca de uma coerência, que bem pode ser um ritmo, letra ou tom. Só não tem música clássica, o resto tem tudo — adianta Fagundes.
Cada capítulo tem relatos de histórias obscuras ou bizarras de astros e estrelas, entre eles David Bowie, Chuck Berry, Cher, Elvis Presley ou Jack White. No capítulo sobre Elvis, por exemplo, em vez dos óbvios hits do rei do rock, a coletânea sugere canções de músicos que eram contemporâneos do americano e fazem parte da história do surgimento do gênero no mundo. Quem quiser uma prévia do capítulo, clique aqui e ouça a playlist pelo Spotfy.
Continua depois da publicidade
— O livro tem a ver com o que a gente fazia, de gravar fitas de um para outro, ou discos. Lembro que eu ia numa loja de discos importados e convencia o dono a gravar algum álbum para fita, e pagava para ele. Foi nosso momento de abrir nossa cabeça para o mundo através da música — lembra.
O posfácio, aliás, é um quadrinho criado pelo ilustrador Guilherme Caldas (Candyland Comics), amigo de Cassiano Fagundes, que conta como era a relação deles com a música.
Cassiano Fagundes, 44 anos, foi um dos fundadores do Magog, uma das formações mais importantes do rock alternativo dos anos 1990. Nos últimos anos, vem tocando com outros projetos, como o Cacique Revenge, Bad Folks e Cassim & Barbária. É mestre em Estudos da Tradução e do Processo Criativo, curso no qual traduziu obras de Woody Guthrie e David Bowie. Mora em Florianópolis, onde faz um doutorado na UFSC.
Continua depois da publicidade
Ouça este livro – 20 Playlists Surpreendentes. Editora Barbante. 78 págs. R$ 39
AGENDE-SE
O quê: lançamento de Ouça Este Livro: 20 Playlists Surpreendentes, de Cassiano Fagundes
Quando: quinta-feira, dia 17, às 20h
Onde: Célula
Quanto: entrada gratuita