Por muito tempo, a imagem de um concerto de música clássica era, basicamente, esta: homens de fraque, mulheres de vestido longo coberto com casaco de pele e um ambiente rodeado de formalidades e regras de etiqueta. Apesar do estilo tradicional com que os músicos continuam se apresentando no palco, não é mais esse comportamento que se espera da plateia nos concertos.
Continua depois da publicidade
– A mentalidade dos músicos está mais aberta e essa formalidade não é a realidade do nosso público – afirma o diretor artístico da Orquestra Filarmônica da Scar, Magnus Behling.
Os esforços para popularizar a música erudita no Brasil têm contribuído para a mudança de comportamento. Não são só as pessoas com poder aquisitivo para estarem vestidas com trajes de gala que consomem este tipo de arte sonora.
:: Visite a página do Femusc ::
Continua depois da publicidade
O acesso cada vez mais frequente a concertos, como é caso oferecido pelo Festival de Música de Santa Catarina (Femusc), tem papel importante neste processo por oferecer apresentações gratuitas e de qualidade em Jaraguá do Sul e região.
– No começo do festival, apenas de 30 a 40% das cadeiras do teatro eram ocupadas. O público foi se habituando aos concertos e lotando o teatro – lembra Behling, que hoje comemora as frequentes lotações da programação.
Não há regras específicas de impeçam a entrada de pessoas em apresentações eruditas. Mas lembre-se: os músicos se prepararam durantes horas para este momento e merecem a colaboração e atenção do público. Behling tirou algumas dúvidas sobre o que e como fazer se você for assistir à programação do Femusc na Scar ou em qualquer outro teatro que ofereça atrações de música clássica:
Continua depois da publicidade
Como escolher um concerto para assistir?
É importante conhecer previamente as composições que são oferecidas na programação do teatro. A dica é pesquisar a obra em canais como o YouTube para não ter surpresas. Buscar na internet a história e contexto em que o compositor criou a música também ajuda a apreciar melhor o concerto e aproveitá-lo da melhor forma possível.
O que significa o termo Op. presente nos nomes das obras?
Provavelmente você vai se deparar com esses termos no programa dos concertos. O Op. é uma abreviação de opus, palavra em latim que significa obra de arte, e é uma classificação usada pelo compositor. Os números que sucedem o opus seguem critérios muito específicos do autor. Às vezes podem indicar sequência de criação das composições, mas não há uma regra.
Posso levar crianças para os concertos?
As crianças são bem-vindas nos concertos, inclusive as de colo. É importante ressaltar que, quando os pais já possuem o costume de ouvir este tipo de música em casa, a resposta das crianças é mais positiva, pois elas acabam tendo mais familiaridade com os sons. O Femusc acredita na importância do contato dos pequenos ouvintes na formação de plateia e oferece duas atrações voltadas para este público: o Zoológico Musical, onde diversos instrumentos musicais são dispostos no palco para as crianças conhecerem e descobrirem os diferentes sons; e o Concerto para Famílias, em que o objetivo é justamente entreter todas as idades.
Continua depois da publicidade
Como devo me vestir para um concerto?
Não há um traje específico. O espectador deve usar a roupa que mais lhe deixe à vontade em um concerto de música erudita.
Devo aplaudir nas pausas durante a apresentação?
Os intervalo entre os movimentos, como são chamadas as pausas durante o concerto, não significam o término da apresentação, por isso não é necessário aplaudir. Os músicos precisam de concentração para retomar a apresentação e, neste caso, o silêncio é tão importante quanto a música. Mas os músicos também não vão se incomodar se o público gostar tanto de seus desempenhos que não resistam em retribuir com palmas calorosas. Na época de Mozart (século 18), por exemplo, era comum ovacionar o compositor entre os movimentos. Desta forma, o autor tinha a noção do que agradava ou não o público.
Cheguei atrasado, e agora?
Em qualquer apresentação, os atrasadinhos não são bem vistos, pois atrapalham a concentração de quem está no palco e é um desrespeito por quem chegou com antecedência. Se houver imprevistos e o atraso não puder ser impedido, espere um dos intervalos entre os movimentos para entrar no teatro.
Continua depois da publicidade
Posso beber alguma coisa durante o concerto?
Não é aconselhável consumir bebidas e comidas durante as apresentações, pois o silêncio é fundamental para a concentração dos músicos e para as pessoas que estão ao seu redor. Em alguns teatros, é proibida a entrada de alimentos.
Gostei do espetáculo, posso cumprimentar os músicos após a apresentação?
Com certeza. Todo o músico gosta de ser cumprimentado e saber o que o público achou do concerto.
Todos os compositores são estrangeiros?
Não. Há também brasileiros consagrados na música erudita. Alguns exemplos são o Padre José Maurício Nunes Garcia, que compôs importantes obras no início do século 19; Alberto Nepomuceno, considerado o pai do nacionalismo na música erudita brasileira; Carlos Gomes, primeiro compositor brasileiro conhecido internacionalmente; e Heitor Villa-Lobos, o maior expoente da música do modernismo no Brasil. Muitos outros autores estão sendo descobertos em pesquisas em antigos arquivos, o que pode aumentar, e muito, este grupo com o passar dos anos.