Em entrevista à Rádio Gaúcha, na manhã desta segunda-feira, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, disse acreditar que o julgamento do mensalão “está caminhando para o final devido”.

Continua depois da publicidade

A respeito das críticas de José Dirceu e José Genoino, que alegam ter sido vítimas de um processo político, Mendes descartou a hipótese e afirmou que o tribunal “foi muito cauteloso”.

Saiba mais:

> Lula telefona a condenados do mensalão e diz “estamos juntos”

> STF manda prender 12 réus condenados pelo mensalão

Continua depois da publicidade

> Acesse o infográfico sobre o caso do mensalão

> Acesse a capa de notícias sobre o julgamento

– Eu tenho a impressão de que se está caminhando para o final devido. Esse caso é bastante singular e permite dar um final diverso daquilo que nós estávamos acostumados, do que diz respeito a uma prática de não decisão ou de contorno em matéria de responsabilidade penal dos chamados crimes do colarinho branco. Agora, qual será o efeito em toda a sociedade e na comunidade jurídica, temos de aguardar. Mas acredito que será positivo – ressaltou o ministro.

Conforme Mendes, o STF atendeu todas as formalidades e tomou todos os cuidados necessários ao longo do julgamento, o que, na opinião dele, enfraquece as críticas de Dirceu e Genoino. Este último chegou a se declarar “preso político”.

– É muito difícil sustentar essa ideia de um julgamento político ou tendencioso. Me parece que a própria participação de juízes que foram indicados pelos presidentes Lula e Dilma demonstra que, a rigor, não teve tendenciosidade por parte do tribunal. Algumas condenações foram praticamente unânimes, o que mostra que todos compreenderam que os fatos estavam comprovados – argumentou.

Questionado sobre o mensalão tucano, Mendes disse que os ministros esperam o processo, mas não entrou em detalhes.

Continua depois da publicidade

– Vamos aguardar. Esse processo está com o relator. Imagino que a instrução está concluída e aí certamente vai ser pedida pauta para julgamento – afirmou.

Veja quem são os 12 réus que tiveram prisão decretada

Veja a linha do tempo do julgamento do mensalão: