Empreender é uma jornada sem igual. É comparada a uma montanha-russa pelo fundador da empresa Waze, Uri Levine. Ele esteve presente em Florianópolis em agosto durante o Startup Summit, evento do Sebrae. Compartilho aqui alguns ensinamentos deste empreendedor de destaque.

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O Waze é um aplicativo de tráfego e navegação e foi comprado pelo Google em 2013. Uri Levine é um dos fundadores da ferramenta e depois da venda foi o único que não aceitou um emprego no próprio Google. Desde então, ele viaja pelo mundo compartilhando sua experiência e ministrando palestras de empreendedorismo, além de investir em diversas startups. É importante lembrar que Levine é de Israel, país considerado “Startup Nation”.

Levine disse que o Waze era a ideia mais idiota do mundo, mas ele estava apaixonado por ela e pelo problema que gostaria de resolver, e isso foi essencial para ele não desistir. A primeira dica valiosa é esta, esteja apaixonado, porque a jornada empreendedora é de fracassos, os altos e baixos das startups podem ser diários e a paixão precisa estar presente.

Você não precisa esperar o produto estar perfeito para lançá-lo no mercado, porque justamente quem pode contribuir mais são os usuários. Levine disse que a magia que existe no Waze é justamente porque o aplicativo foi construído por motoristas. A partir disso foi desenvolvido o servidor que coletava informações, permitindo que os usuários editassem o mapa e adicionassem informações úteis, como rotas novas ou desvios de trajetos ruins. Se a ideia for boa, o produto não precisa estar perfeito, porque pode ser algo bom o suficiente para o mercado naquele momento.

A primeira dica valiosa é esta, esteja apaixonado, porque a jornada empreendedora é de fracassos, os altos e baixos das startups podem ser diários e a paixão precisa estar presente."

A jornada do empreendedor começa com um problema. Para Uri, é necessário verificar se o problema é comum e quais são as diferentes percepções para poder criar uma solução. Ele também aconselha a troca de ideias. Para propor uma solução sólida, precisamos ir além dos nossos instintos. Quando for apresentar seu projeto comece pelo problema, porque investidores são usuários e eles não investem em algo que não enxergam utilidade.

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Enfim, a jornada de qualquer empreendedor envolve sacrifícios. A paixão recomendada por Levine pode ajudar. Afinal, precisamos estar apaixonados pelos problemas que queremos resolver.

*Alexandre Souza é gestor do Startup SC, do Sebrae SC

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