A leitora Tânia Santos, assinante do DC há 20 anos e apaixonada pelo trabalho do cronista Sérgio da Costa Ramos, está preocupada com o que ela acredita ser uma perda de espaço dos leitores no jornal. Tão logo ela viu o redesenho da página, que estreou no domingo passado, enviou e-mail à Redação. Contabilizando o número de leitores contemplados no espaço, ela se sentiu prejudicada. Pretendo tranquilizar dona Tânia. E nossos milhares de leitores. A mudança em curso no DC tem como princípio número 1 conversar mais com os leitores. E abrir janelas para eles se manifestarem.

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Se, aparentemente, o número de cartas publicadas parece menor, preciso explicar:

1) Na mesma página, abrimos agora espaço para manifestações oriundas das chamadas redes sociais (Facebook, Twitter, Orkut e outras). Antigamente restrito a cartas, mais tarde ao já quase falecido fax, os espaços de leitores nos jornais se abriram muito nos últimos anos para abrigar e-mails, enviados através da rede mundial de computadores – a internet. Nos últimos cinco anos, porém, cresce de forma avassaladora o número de pessoas que prefere usar as redes sociais. E o DC precisa conversar, também, com este público.

2) Os espaços de leitores nos jornais, antigamente restritos à página de Cartas, hoje devem se espalhar por todas as editorias, todas as seções, todos os colunistas. E essa é uma outra mudança em curso no DC. Asseguro aos leitores que suas manifestações vão começar a ocupar outros espaços dentro do jornal e dos cadernos. Por isso também, desde 1º de setembro, o Diário Catarinense tem uma nova função: editora de Leitor.

Carolina Spricigo, 29 anos, natural de Concórdia, chega para coordenar a abertura desses espaços no jornal e no site. Representante oficial dos leitores na Redação, Carolina está encarregada de:

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– Abrigar, analisar e dar retorno às manifestações dos leitores.

– Atuar junto aos editores e colunistas para estimulá-los a abrir mais espaços e diálogos com o público.

– Checar se as boas sugestões externas estão sendo utilizadas pela Redação na produção de conteúdo.

– Coordenar a implantação de novos conselhos de Leitores. Carolina não está sozinha, obviamente. Além da assistente Mariana Della Justina e da recepcionista Thamyris Nepomuceno, conta com o apoio especial das telefonistas Itamara Santos e Luciana Caetano, assentadas de forma estratégica numa área envidraçada da Redação. O objetivo da localização privilegiada das telefonistas é poder avistar cada um dos jornalistas, que nem sempre estão em seus ramais.

Das 8h às 22h, Itamara e Luciana têm a missão de não deixar telefonema sem o devido encaminhamento e, também por isso, nosso novo número é de mais fácil memorização: (48) 3216.3000. Ligue para o DC. Escreva para o DC. Critique o DC. Auxilie-nos a melhorar o jornal.

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