Entender de vinhos é, nos tempos atuais, uma qualificação, um motivo a mais para um bom papo e até um meio de conquista. Sem exageros, é claro. Então, aqueles que quiserem se lançar nessa deliciosa caminhada pelo conhecimento da bebida podem contar com um livro divertido sobre a arte da degustação: O Vinho – Uma Paixão Para Todos, de Alfredo Terzano e Mariana Gil Juncal.

Continua depois da publicidade

As dicas começam pela escolha da taça, temperatura de serviço e a importância de decantar. As principais uvas finas são apresentadas com suas características, assim como os processos de elaboração. A degustação, a denominação de origem, a diferença entre champagne e espumante, as zonas produtoras de vinho, os cuidados com a bebida são alguns dos temas tratados no livro. A leitura é também importante para quem pretende trabalhar no serviço da bebida e precisa conhecê-la bem, além de aprender como servi-la.

As explicações são sempre muito simples, como a da diferença ao elaborar um tinto ou um branco:

Tintos

A grande diferença é que o mosto tinto inclui a casca da uva na fermentação (processo de maceração). A casca é responsável pela tintura do mosto, colorindo os tintos. Mais tarde, entre três e quatro semanas, dependendo do enólogo, as cascas são extraídas.

Continua depois da publicidade

Brancos

Grosso modo, é como se você espremesse uma laranja ou limão: só o suco interessa. A grande diferença na elaboração dos tintos e brancos é que estes não fermentam com as cascas.

O VINHO – UMA PAIXÃO PARA TODOS

> De Alfredo Terzano e Mariana Gil Juncal

> Editora Senac São Paulo

> 270 páginas

> R$ 80