Uma ferramenta para o consumidor conhecer as suas próprias características de consumo de energia elétrica e gerir o próprio orçamento doméstico está disponível para consulta. Por meio do Programa de Eficiência Energética, a Celesc lançou o Simulador do Consumo Residencial de Energia.

Continua depois da publicidade

Com layout customizado por área doméstica, o software ajuda o consumidor a calcular quanto a casa consome, em kWh/mês, tomando por base os dados sobre o uso de aparelhos eletrodomésticos na residência. O programa indica a tarifa atualizada, considerando faixas dos impostos e possibilita, inclusive, a escolha da bandeira tarifária antes de realizar a simulação.

O presidente da Celesc Cleverson Siewert destaca a relevância da ferramenta:

— Os resultados do trabalho das áreas de Eficiência Energética, e Pesquisa e Inovação da Celesc são importantes em diferentes contextos cotidianos, seja para indústria, comércio e/ou principalmente residências. Na prática, dispor informação de qualidade ajuda a tomada de decisão em busca de escolhas mais sustentáveis para a vida de todos.

Para conhecer, acesse: www.celesc.com.br/simulador.

Continua depois da publicidade

Como calcular?

Depois de clicar em “iniciar”, você pode selecionar um cômodo da casa — sala, quarto, lavanderia, garagem, escritório, cozinha, banheiro ou área externa — para, então adicionar os equipamentos que consomem energia elétrica: aparelho de som, aquecedor, condicionador de ar, DVD, home theater ou iluminação, por exemplo. Indique a quantidade, tempo de uso e as informações reais do produto ou, se preferir, use as potências sugeridas.

Na sequência, é possível acompanhar o consumo estimado dos eletrodomésticos por cômodo. Ao final, em “consumo geral”, todas as informações referentes à estimativa de consumo podem ser conferidas. É possível reiniciar o processo a qualquer momento.