O sistema rotativo de estacionamento pago pode voltar a funcionar em Joinville. Após envio do projeto à Câmara de Vereadores pela Prefeitura, com justificativa do prefeito Adriano Silva de que o atual modelo é “operacionalmente inviável”, a pauta ficou em evidência.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

Em entrevista à rádio CBN Joinville, o engenheiro de transportes e consultor de engenharia de tráfego, Guilherme Belegante, apontou os possíveis benefícios que a volta do sistema rotativo pago pode trazer, não só à região central onde será aplicado, mas também para toda a cidade.

Por ser um serviço comum e usual fornecido pelos municípios, o sistema é considerado pelo especialista “de extrema importância justamente para dar rotatividade das vagas de estacionamento em regiões com grandes fluxos”. Guilherme ressalta também que em relação a cidades de grande porte, Joinville é uma das exceções que não realizam a cobrança de estacionamento.

— Digamos que é uma das exceções que não realizam [cidades]. O normal quando a gente olha de modo geral no Brasil, hoje as cidades tem o sistema de concessão desse serviço para empresas privadas, que fazem essa gestão do estacionamento e aí repassam ao município, através de alguma outorga, uma parte desse valor arrecadado — explica.

Continua depois da publicidade

Entre as vantagens ditas pelo engenheiro estão a redução do trânsito e do congestionamento do centro, o incentivo ao uso de transporte público ou ativo (pedestre e ciclista, por exemplo) e ajuda ao comércio da região.

Confira a entrevista completa de Guilherme Belegante para a rádio CBN Joinville:

A rádio CBN Joinville está no ar 24h por meio do dial 95.3 FM em Joinville. Também é possível ouvir pela internet no link.

Leia também:

Entenda o projeto que quer tornar Joinville a Capital da Cultura e da Arte no Brasil

Com salários de até R$ 18,5 mil, cidade de SC abre vagas na saúde

Em jogo tenso, JEC Futsal vence a segunda no Campeonato Catarinense