Um dos nomes mais respeitados do jornalismo brasileiro e vencedor do Prêmio Esso, Gilberto Dimenstein foi uma das atrações da programação do segundo dia da Expogestão. Ele ministrou a palestra “Como as novas tecnologias afetam sua vida e porque isso é uma boa notícia”.
Continua depois da publicidade
Mais: confira uma galeria de fotos desta quarta-feira
Para Dimenstein, vivemos um período em que o cidadão está mais fortalecido, empreendedor e articulado, e há mais conhecimento sendo gerado em um prazo muito menor. Este quadro leva à incerteza. Jovens não sabem o que será o futuro daqui a dez anos.
::::: Confira o site especial do AN na Expogestão
Quando morou nos EUA, acompanhou iniciativas educacionais que considera tendências do ensino. Em sua palestra, citou o exemplo de uma plataforma a distância, capaz de detectar o que o aluno está aprendendo ou não e propor atividades alternativas personalizadas. Dimenstein ressaltou que há cursos de qualidade, oferecidos por renomadas instituições e que entregam certificado, e lembrou que é possível fazer cursos de graça no MIT sem sair de Joinville.
Continua depois da publicidade
O formato da escola com o professor passando o conteúdo em aulas divididas por séries e idades não vai mais existir, segundo ele. Todos os alunos estarão conectados o tempo todo. Portanto, ele defende que a universidade seja uma incubadora de projetos, e os professores, tutores.
Confira uma entrevista exclusiva do jornalista durante a Expogestão: