Quadros podem fazer toda a diferença na decoração, pois deixam qualquer parede mais alegre e bonita. Na hora de compor o ambiente, não há muitas regras. A moda é democrática: podem estar pendurados ou encostados à parede, as molduras podem ser clássicas ou supercoloridas. Vale até pendurar somente a moldura. O que deve imperar é a harmonia e o gosto: modelo e tamanho dependem do estilo do morador e da dimensão da parede.

Continua depois da publicidade

– Se for uma obra de um artista consagrado, deixe-a em destaque. Se for grande, pode ficar sozinha. Se for pequena, é possível compô-la com outros quadros -, diz a designer de interiores e proprietária do e-commerce Dali Casa , Liana Martinelli.

Uma composição com diferentes modelos pede cuidado: Gisele Duarte Vieira, especialista em design de interiores e gerente da loja Armazém da Moldura, de Joinville, alerta que é preciso cuidar com os contrastes. Uma peça clássica e uma abstrata, por exemplo, criam uma sensação de oposição. Não é errado colocá-las juntas, mas a composição só vale se o objetivo for criar esse contraste.

É possível também compor fotos. Quem gosta de moda pode colocar capas de revistas. – O importante é a composição ter a identidade do morador -, completa Liana.

Sem medo de errar

Continua depois da publicidade

Quadro único

Escolha o local em que vai pendurar o quadro. Se ficar sobre algum móvel, centralize-o.

Composição

Centralize o quadro mais importante e distribua os outros ao redor. Outra dica é medir o tamanho total da parede e e dividir em duas partes iguais, facilitando a centralização dos quadros. Se forem dois, faça a marcação no centro de cada metade. Caso sejam mais, divida a parede em parte iguais.

Altura

O ideal é que o quadro fique no campo de visão de uma pessoa de estatura mediana (1,70m).

Instalação

Com um lápis, marque a parede no local onde vai colocar o quadro antes de furar.

– Para evitar sujeira desnecessária, pegue um saco plástico e um pedaço de fita adesiva e prenda-os logo abaixo do local a ser furado para o pó cair dentro do saco.

Sugestões

Para obras de arte, recomenda-se o uso do passe-partout, que separa a obra da moldura e garante destaque à tela.

– Escolha o tamanho do quadro de acordo com a parede. Se um modelo grande for colocado em uma parede pequena, acaba perdendo o efeito decorativo.

Continua depois da publicidade

– Não é somente pendurados que eles ficam bonitos. Você pode colocá-los na estante ou até no chão, encostado na parede.

– Teste: simule o quadro em diferentes lugares antes de furar a parede. Assim, saberá em qual lugar ele deixará a decoração mais harmônica.

– A moldura deve combinar com a obra. Tem de estar em harmonia com o ambiente, mas a função principal é dar destaque à tela.