São 600 quilômetros que separam a capital gaúcha, Porto Alegre, do Santinho, bairro no Norte da Ilha de Santa Catarina. O ciclista Eduardo Macedo resolveu fazer esse trajeto nesta quarta-feira (27), por 16 horas.
Continua depois da publicidade
Aos 35 anos, o desafio é promessa a ser cumprida: se fosse campeão gaúcho de ciclismo, pedalaria o trajeto de Porto Alegre a Florianópolis, em menos de 24 horas. Ele venceu, e promessa feita tem que ser paga.
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A aventura, que contou com a presença e apoio de amigos, também ciclistas, ou simplesmente de gente que quis ver de perto Macedo superar os próprios limites, foi documentada nas redes sociais. Cada marca ou novo amigo que se juntava ao pedal rendeu um novo vídeo. As pausas para descanso e para se alimentar, também.
Acompanhado de amigos ciclistas, Eduardo atravessou a ponte Hercílio Luz, que conecta o continente à ilha, pouco depois das 20h, cerca de 18 horas depois da partida.
Continua depois da publicidade
— Sempre tive o sonho de ser campeão gaúcho, como meu pai foi. Prometi que, se ganhasse, ia levar toda a família para passar o final de ano a 500 km de distância e faria essa viagem de bicicleta em 16 horas. Não sei o motivo desse prazo (risos). Fiz o raio e deu Florianópolis, então aluguei uma casa e decidi ir no dia 27, que era aniversário do meu pai — narrou ao g1.
Inspiração em desafio mundial
A ideia foi inspirada no Rapha500, desafio feito mundialmente desde 2010, que consiste em pedalar 500 quilômetros entre o Natal e o Ano Novo como forma de ciclistas de todo o mundo celebrarem o fim do ano.
Filho de Arthur Macedo, campeão gaúcho de ciclismo em 1945, Eduardo é gerente de uma loja de bicicletas. Nasceu quando o pai já tinha 70 anos, mas herdou dele a paixão pelas bicicletas. Arthur também era mecânico.
Antes dos quase 600 quilômetros (547 quilômetros, mais exatamente), a maior distância percorrida por ele havia sido 300 quilômetros em 9 horas. Para fazer o trajeto em 16 horas, ele precisaria pedalar a 32 km/h.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Rodovias de SC devem receber mais de 2 milhões de carros; veja dias e horários de maior fluxo
Ao menos 73% dos custos com demência estão com as famílias, aponta estudo
Arquipélago paradisíaco de SC recebe “faxina” no mar para conter coral invasor