Braço do Norte, no Sul catarinense, está limitando o número de pessoas que podem entrar em mercados e farmácias da cidade como medida para tentar conter a propagação do novo coronavírus. O acesso a esses estabelecimentos é restrito a 20 pessoas por vez.
Continua depois da publicidade
A cidade, de cerca de 30 mil habitantes, tem três casos confirmados da doença e outros 19 suspeitos, conforme dados atualizados até o começo da tarde desta quinta-feira (19). Um dos pacientes confirmados é um homem de 52 anos que está internado em Içara. O estado de saúde dele é considerado estável.
De acordo com o prefeito de Braço do Norte, Beto Kuerten Marcelino, a restrição em mercados e farmácias visa evitar ao máximo a concentração de pessoas em locais fechados.
A medida tem base num decreto municipal assinado no domingo (15), após a confirmação do primeiro caso da doença na cidade, e que começou a valer na segunda (16). O texto do decreto prevê a proibição de mais de 20 pessoas em locais fechados onde não seja possível manter distância de dois ou mais metros entre elas.
> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus
Continua depois da publicidade
A prefeitura informou nesta quinta, por meio da assessoria de imprensa, que a medida será reavaliada pelo prefeito até esta sexta-feira (20), para decidir se continuará valendo ou não.
Além dessa limitação, a cidade também está sem operação de transporte público e com a maioria do comércio fechado, obedecendo o decreto de emergência do governo de Santa Catarina que estabeleceu medidas para evitar a propagação do vírus no Estado. Até a manhã desta quinta-feira (19), Santa Catarina somava 20 casos confirmados de coronavírus.