Como engenheiro, participei de uma centena de projetos de saneamento na última década e ainda não entendo por que se resiste à construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto no nosso bairro ou na nossa cidade. Onde – e como – imaginamos tratar os resíduos produzidos por nossa família?

Continua depois da publicidade

Em pleno 2017, não somos bem informados sobre as condições ambientais necessárias para manter nosso modo de vida. Ainda há quem acredite que água nasce na torneira e leite, na caixinha. Tenho uma linda menina de dois anos e imagino que só daqui a meio século algumas questões estarão mais claras para os filhos dela. Hoje, persiste a desinformação.

Às vésperas do Congresso Catarinense de Saneamento, sinto-me orgulhoso pelo leque de debates que ampliarão a compreensão destes temas. Organizado pelo Senge-SC com o apoio da Casan, o Concasan traz a Florianópolis nos dias 31 de agosto e 1º de setembro o prof. George Tchobanoglous, da UCDavis Califórnia. Será uma oportunidade única de ouvir pessoalmente esse papa mundial do saneamento.

No Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, estará o israelense Menahen Libhaber, ex-consultor do Banco Mundial que acompanhou a implantação de emissários submarinos mundo afora, e o alemão Tobias Bleninger, que apresentará seu estudo de caso de Florianópolis. O uruguaio Francisco Gross mostrará seus projetos de estação compacta, que têm chamado atenção, e a Dra. Claudia Lamparelli, da Cetesb, terá muito a dizer sobre balneabilidade, que, aqui, se transformou em radar do banho de mar na temporada. Pablo Sezerino, da UFSC, falará sobre o saneamento em pequenas cidades, e Carlos Tucci, talvez o maior especialista brasileiro em recursos hídricos, irá falar da interface entre saneamento e qualidade dos rios.

Outras 60 palestras irão alargar o debate que, infelizmente, está concentrado para quem atua diretamente no saneamento, mas convoco empresários, engenheiros, estudantes, advogados, promotores, médicos e, principalmente, pais, mães e todos os interessados na construção de um futuro melhor.

Continua depois da publicidade

*Alexandre Bach Trevisan é engenheiro químico

Concorda com o autor? Quer publicar um artigo sobre o tema ou assunto correlato? Participe do Vozes!