O que o seu filho acha de você? A chance de descobrir o que se passa na cabeça dos pequenos nem sempre acontece no dia a dia. Mas quando estimulada, a resposta às vezes pode surpreender.

Continua depois da publicidade

A convite de “A Notícia“, quatro papais de meninos e meninas de sete anos, de Joinville, puderam ver e ouvir dos próprios filhos as características mais marcantes que eles guardam na memória da infância.

O depoimento das crianças e a reação dos homenageados foram capturados pela equipe multimídia de “AN” e viraram um vídeo divertido.

A primeira missão dos filhos foi mostrar em desenho como veem a figura paterna. As representações, presenteadas após a atividade, foram acompanhadas de declarações carinhosas e, por vezes, inusitadas.

Continua depois da publicidade

-Eu gosto dele porque ele é sempre feliz, nunca fica bravo. Ele me deixa fazer tudo o que eu quero-, dispara Rafael Tancredo Vasquez.

-Quase tudo!-, corrige o pai, Hugo Boris Vasquez.

As características mais marcantes dos pais também ficaram evidentes nos traços coloridos, forma de expressão que, nesta fase da vida, os filhos dominam melhor do que as palavras.

Desenhado com a camisa do time do coração, o Joinville Esporte Clube, e a logomarca da empresa onde trabalha, o pai de César Augusto, Willian Alex Krezanouski, ainda recebeu uma definição do pequeno quanto a sua profissão.

Continua depois da publicidade

-O papai trabalha de manhã até a noite. Mas ele fica só mexendo no computador, fazendo reunião, nas máquinas. Aqui na escola não tem jeito de ser só assim como na empresa-, compara César.

“Ele é minha joia especial”, escreveu Luiza Cardoso de Oliveira no verso do desenho, deixando o pai, José Luiz, emocionado e até reflexivo.

-Ele é muito bom, faz coisas legais. Eu amo muito ele. Quando ele tem tempo, porque ele trabalha bastante, a gente brinca-, conta a pequena.

Continua depois da publicidade

A atividade foi inspirada em um vídeo que fez muito sucesso nas redes mostrando como algumas mulheres viam sua desenvoltura no papel de mães em comparação ao que os filhos achavam delas. A filmagem viralizou e se transformou em um bom exemplo de que nem sempre a imagem que os pais constroem é a mesma vista por seus herdeiros.

Como surgiu a data?

O Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto. A data foi incluída no calendário brasileiro em 16 de agosto de 1953, também Dia de São Joaquim, que, para os cristãos, foi pai da Virgem Maria e avô de Jesus. Em outros países, o Dia dos Pais é comemorado em datas diferentes. Na Alemanha, por exemplo, os filhos presenteiam os pais 39 dias depois do domingo de Páscoa.