O ano de 2014 começou e, algumas mudanças no setor automotivo, entram no cenário: os automóveis fabricados no Brasil terão que sair das fábricas com airbag e sistema de freios ABS. A medida cumpre uma determinação aprovada em 2009 pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
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Marcos Canteri, supervisor técnico da Carglass, empresa especializada no reparo e troca de para-brisa, explica que o airbag usa um dispositivo a gás, que é acionado no momento da batida, inflando a bolsa protetora.
– O para-brisa é um dos responsáveis por essa sustentação e, caso esteja mal instalado, automaticamente será arremessado e comprometerá a segurança do condutor – afirma Canteri.
Um dos meios de evitar esse problema, segundo o especialista, é estar atento em relação à troca de para-brisas. O ideal é utilizar luvas nitrílicas durante todo processo de instalação, até porque, a oleosidade das mãos pode comprometer o processo de fixação do vidro. Além disso, outros dois componentes, a cola e o Ativador (produto que serve para dar aderência da cola ao vidro) são fundamentais na preparação e precisam estar dentro do prazo de validade.
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Os sistemas mais simples de airbag são acionados somente em casos de colisões frontais, ou seja, não funcionam quando a batida é na lateral ou traseira.
– Em termos de dica prática de prevenção, recomendamos evitar canetas ou objetos pontiagudos no bolso, além de não fumar ao volante. Caso haja uma colisão, esses objetos poderão ser projetados contra o corpo ou o rosto dos ocupantes do veículo – explica o supervisor.