Três dias de pedalada ao redor da Ilha de Florianópolis. Esse será o desafio que o para-atleta biamputado Paulo Eduardo Chieffi Aagaard, o Pauê, fará entre este sábado e segunda-feira.
Continua depois da publicidade
::: Leia todas as notícias sobre esportes
::: Confira a página do DC Esportes no Facebook
Batizada de Superbike, a iniciativa tem como intuito incentivar a prática esportiva, e em especial o uso da bicicleta para o meio de transporte no dia a dia.
Continua depois da publicidade
– Às vezes as pessoas colocam obstáculos para começar a pedalar. Quero mostrar para essas pessoas que é possível usar a bicicleta, mesmo para quem não tem parte das duas pernas – afirma Pauê.
Como triatleta, o paulista de 33 anos tem, entre outras conquistas, o título de campeão mundial (2002) e pentacampeão brasileiro (2002 a 2006). Além disso, tornou-se o primeiro surfista bi-amputado do mundo e, desde 2009, dedica-se também à canoagem oceânica.
Uma das pessoas que acompanhará o para-atleta no desafio é o ultra-ciclista Cláudio Clarindo, brasileiro que já realizou a Race Across America (RAM), prova que atravessa de ponta a ponta os Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
– A figura do Pauê no projeto é importante para mostrar e incentivar a todos que qualquer pessoa consegue pedalar. Todo o trajeto será filmado e fotografado – diz Claudio Clarindo.
A proposta do projeto Superbike é promover também a inclusão social, promovendo esporte e cidadania através da ONG Sol Cidadão, da qual Pauê faz parte. A ação conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte, e patrocínio da Chiesi Farmacêutica.