Os educandos da Qualificação Profissional do curso de Logística Portuária, foram desafiados e orientados pela educadora Marilucia Tormen, para desenvolver no módulo de Introdução ao Mercado de Trabalho, a abertura de uma empresa.
Continua depois da publicidade
O objetivo é qualificar os educandos nas áreas de logística e gestão portuária. A estratégia desenvolvida foi a abertura de uma empresa fictícia, a DB Art Log que trabalha com a produção de bonecos e carteiras utilizando material sustentável.
A iniciativa contou com o apoio da equipe pedagógica do Parque Dom Bosco, integrando a área de informática, com a educadora Sirlene, que deu o suporte geral aos educandos, a área de artes – com as educadoras Katiane e Sandra Pereira -, apoio geral, com o educador Claudio, apoio para representação comercial, com a educadora Sandra Rausch, para o jingle, com o educador de música Eduardo, material gráfico, com a equipe da Gráfica Parque Dom Bosco, apoio também dos setores de comunicação e captação de recursos. Além da ajuda voluntária do fotógrafo Leonel Silva.
Para a educadora Marilucia, “é importante que o processo educativo passe por uma constante reciclagem por dois motivos: primeiro, para habilitar o aluno incentivando-o a desenvolver as suas competências e segundo, porque essa reciclagem permite ao educador conhecer outras perspectivas, adaptar novas ideias com as necessidades dos educandos e aprimorar e inovar nos projetos”.
Os educandos foram envolvidos em todos os processos para a abertura da empresa, desde a ideia inicial, em que cada um mostrou no que se identifica para atuar na área de interesse, desde a criação da missão, os valores, a pesquisa de mercado, o produto, até a criação dos departamentos: jurídico, marketing, vendas, recursos humanos, auditoria, finanças, administração, produção e principalmente o de logística.
Continua depois da publicidade
Após uma conversa entre as turmas dos períodos matutino e vespertino, houve a fusão das empresas. Amanhã, a iniciativa será exposta aos educandos de outros cursos e pais.
* Quer participar do conteúdo do Sol Diário? Então envie fotos, textos e vídeos para o enredeço cidades@osoldiario.com.br