Apesar de ser sede de cinco jogos da Copa do Mundo, Pernambuco não vai receber a concentração de nenhuma seleção durante o Mundial. Dos 83 Centro de Treinamento de Seleções (CTS) credenciados pela Fifa para basear as maiores equipes do planeta, nenhum é pernambucano.

Continua depois da publicidade

A ausência de centros deu um banho de água fria no governo estadual e nos principais clubes locais, que esperavam receber ao menos duas seleções durante o período de treinos – os investimentos nos CTs do Náutico e Sport foram significativos: mais de

R$ 6 milhões em cada um. Entre os problemas nas inscrições recifenses estão a péssima experiência da Espanha e do Uruguai no acesso aos centros durante a Copa das Confederações. À época, ibéricos e celestes passaram, repetidas vezes, mais de 1h30min para cumprir o trajeto entre o hotel e o CT do Sport em Paulista, a cerca de 20 quilômetros de Recife.

Náutico e Sport não terão seleções treinando no período pré-Copa, mas receberão os times nas vésperas dos jogos na capital pernambucana – são os Campos Oficiais de Treinamento para as seleções que atuarão na Arena Pernambuco.

– Estamos definindo um terceiro – diz Kleber Medeiros, gerente-geral do COL no Recife.

Continua depois da publicidade

Segundo o supervisor do CT do Sport, Camilo Lelis, a prefeitura do Recife e o clube ficarão responsáveis pela construção do acesso para o centro de treinamentos. Com cerca de 8 mil metros quadrados, o CT do Sport possui cinco campos oficiais, alojamentos (para amador e profissional), salas de fisioterapia e imprensa, academia e refeitório.