Meu avô tinha mesmo razão: — a gente nunca para de aprender na vida, minha filha. Quando parar, já não vale mais a pena estar por aqui — dizia ele.
Continua depois da publicidade
Foi com esta sensação que eu e Mário Motta voltamos ontem dia 13/06, depois de visitar a Escola Virgílio Várzea, em Canasvieiras, em Florianópolis, onde estreamos um dos novos quadros do Jornal do Almoço: o Papo de Escola. O espaço surgiu pela vontade que nossa equipe tem de estar ainda mais perto do nosso telespectador — neste caso o mais jovem: irrequieto, inteligente, querendo novidades a todo instante, precisando ser ouvido, e entendido. Queremos saber o que pensam, o que esperam da gente, como podemos melhorar e como eles podem nos ajudar neste processo, evoluindo todos juntos. O resultado foi fantástico… e foi só a primeira escola a ser visitada por nós!
De tudo um pouco
De carona, levamos nossa representante ¿teen¿ da RBS TV, Thalita Meneguim (do Mistura), que fez as honras da casa e nos apresentou mais de perto este universo tão lindo de ser explorado. Conversamos sobre tudo: desde os bastidores do JA, nossa equipe, como funciona uma redação, as reportagens… demos a real sobre o quão importante é poderem estar numa escola, de aproveitarem ao máximo os professores, os pais, família e amigos que têm… e ouvimos muitas sugestões preciosas sobre como fazer uma TV que fale mais a língua deles. Faremos questão de colocar em prática, viu galera?
Continua depois da publicidade
Oficina de reportagem
E não para por aí, não. Um grupo de alunos, escolhido entre todos, vai participar comigo de uma espécie de oficina de reportagem: eles escolherão um tema e juntos vamos passar por todas as etapas de produção — os alunos serão os produtores e repórteres. A ideia é que os estudantes olhem mais para o mundo que os cerca, para a sua comunidade, e nos digam o que merece ser mostrado no JA pra todo mundo ver. O resultado será mostrado no Jornal do Almoço com um de nós (eu ou o Mário) ao vivo no colégio.
Estamos chegando….
Daqui pra frente vai ser assim: a cada mês estaremos num Colégio da Grande Florianópolis, público ou particular. Para inscrever o seu basta o entrar no site e acessar o Você no G1. Lá você faz um cadastro rápido e deixa o seu recado. O começo foi especial demais… e é mesmo só o começo: prepara aí, que a gente tá chegando na sua escola!
Confira as notícias do colunista Mário Motta