No próximo dia 6, às 18h30min, a Catedral Metropolitana de Florianópolis, promove Encontro de Ternos de Reis na Praça XV, no Centro da Capital. A Festa é para comemorar os 269 anos da chegada dos primeiros imigrantes açorianos na Ilha de Santa Catarina, exatamente no dia 6 de janeiro de 1748.

Continua depois da publicidade

Na Península Ibérica, a tradição do Reisado (Terno de Reis ou Folia de Reis) é muito forte atualmente. A tradição de comemorar e celebrar o Dia de Reis é uma herança que os portugueses trouxeram para o Brasil, uma manifestação religiosa e muito popular. No litoral catarinense, a tradição de cantar aos reis chegou com os açorianos no Século XVIII e está muito presente em todo litoral , de Norte a Sul.

A proposta da Coroa Portuguesa de ocupar o Brasil Meridional começa por Nossa Senhora do Desterro, na Ilha de Santa Catarina. Os casais açorianos que embarcaram na Ilha Terceira, nos Açores no dia 31 de outubro de 1747, depois de quase 90 dias de viagem chegam a Ilha no dia 6 de janeiro de 1748. Ainda permaneceram um tempo embarcados, em quarentena, no porto de Nossa Senhora do Desterro. E só desembarcam em terra firme no dia 22/02 e vão ser assentados no centro da cidade (Rua dos Ilhéus), logo depois foram enviados Santo Antônio de Lisboa, Lagoa da Conceição e no Ribeirão da Ilha. Nesta primeira leva de emigrantes, em torno de 350 pessoas chegaram a bordo da embarcação Jesus Maria José.

Grupo de Ternos que se apresentam:

Continua depois da publicidade

Terno de Reis Amigos da Barra do Sul: (Sul da Ilha de Santa Catarina/Florianópolis), o grupo também canta a Folia do Divino Espirito Santo, reúne-se todos os anos para percorrer a casas cantando o terno de Reis, Terno de Santo Amaro e Terno de São Sebastião.

Terno de Reis do “Seo” Lili da Rabeca: (Pântano do Sul, Florianópolis) um dos mais antigos foliões e repentistas dos Ternos de Reis e Cantador das Folias do Divino Espirito Santo de Florianópolis. Também reza as novenas para o Espirito Santo e Santa Cruz em Latim.

Terno de Reis do Sambaqui: (Bairro de Sambaqui em Florianópolis), terno que percorre as casas na véspera de Natal cantando o Terno de Natal e da mesma forma na véspera do dia de Reis percorre as residências cantando o Terno de Reis. É uma tradição no bairro, localidade que preserva muitas heranças culturais que os açorianos nos deixaram.

Continua depois da publicidade

Terno Reis do Oriente (cidade de Içara). Um grupo formado por uma mesma família que vem repassando esta tradição de pai para filho, todos os anos percorre as casas na véspera de Natal anunciando o nascimento de Jesus. No dia seis de janeiro, todos os anos, realizam uma grande missa de Reis na localidade de Balneário Rincão e após a missa saem em cantoria pelas casas da região.

Confira o Espaço do Trabalhador no Facebook

Leia mais no Papo da Hora