Os contribuintes de Biguaçu agora podem solicitar documentos e serviços públicos pela internet. O Portal de Autoatendimento, vinculado ao site da prefeitura, começou a funcionar nesta semana.
Continua depois da publicidade
Inicialmente, 85 serviços estão disponíveis aos moradores e às empresas da cidade, eliminando a necessidade de deslocamento para o atendimento presencial. Por meio de um cadastro preenchido no próprio site, o usuário obtém acesso personalizado conforme o nível de interação com os órgãos públicos. As áreas são divididas conforme o utilizador: Bancos, Cidadão, Contabilidade, Empresas, Engenheiro, Fornecedores, Imobiliária, Servidor Público e Tabelionato.
Na área dedicada aos cidadãos, é possível emitir guias de recolhimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e de Obras, acessar os dados do Portal da Transparência, consultar a autenticidade de documentose de boletos, emitir Certidões Negativas de Débito (CNDs) e consultar o andamento de processos, entre outras ações. Na guia ¿Empresas¿, é possível emitir guias de Imposto Sobre Serviços (ISS), acessar o sistema de Escrita Fiscal e obter documentos referentes ao cadastro da instituição no município. Outro exemplo é o menu dedicado aos engenheiros, que permite a esses profissionais acesso ao espelho de obras.
Além das funcionalidades voltadas ao público externo, os servidores da Prefeitura de Biguaçu também ganharam uma área dedicada. Por meio dela, é possível acessar a folha de pagamento, as informações funcionais e outros dados relativos ao setor de Recursos Humanos de cada funcionário.
Continua depois da publicidade