Papanduva registrou quatro mortes por coronavírus em 23 dias. A cidade do Planalto Norte de Santa Catarina teve o quarto óbito confirmado pelo Governo do Estado na noite desta segunda-feira (1º), quando foi divulgada a atualização dos casos em Santa Catarina. A vítima era uma mulher de 57 anos, que era cardíaca. Ela morava na localidade de Floresta II e estava internada há mais de 15 dias na UTI, em Canoinhas.
Continua depois da publicidade
Com isso, a cidade que tem população estimada em 19 mil moradores já registrou tantas mortes quanto Blumenau, por exemplo, que tem cerca de 357 mil habitantes e 659 casos confirmados de pacientes diagnosticados com Covid-19 desde março de 2020. Papanduva, no entanto, tem apenas 15 confirmações de pessoas com a doença.
A primeira morte de um morador de Papanduva foi em 10 de maio. Era um homem de 38 anos, identificado como Anselmo Carlos dos Santos, que tinha enfisema pulmonar, uma doença respiratória crônica que afeta a elasticidade dos pulmões e os alvéolos pulmonares.
A segunda morte ocorreu dez dias depois: um homem de 75 anos, que havia sido testado positivo para Covid-19 quatro dias antes, faleceu em 20 de maio. Ele sofria de câncer, tinha como doença de base a pneumonia e demais complicações como diabetes e hipertensão.
O terceiro morador de Papanduva a morrer por coronavírus era um homem de 65 anos que havia tido contato com uma pessoa infectada com Covid-19. Ele era hipertenso e morava no bairro Santa Mônica.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Prefeitura de Papanduva, desde 29 de maio as Secretarias da Saúde e da Assistência Social estão distribuindo máscaras para os moradores. Ao todo, o município adquiriu 10 mil unidades, todas de empresas papanduvenses. Também deu início à “Patrulha Covid” para monitorar o cumprimento do decreto estadul nos estabelecimentos da cidade, com apoio da Polícia Militar e da Vigilância Sanitária.