Entre sorrisos e lágrimas, as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de São José receberam o Papai Noel ontem, durante a festa de encerramento das atividades deste ano.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias da Grande Florianópolis

A emoção tomou conta da criançada logo cedo, quando os momentos vividos durante o ano de 2015 foram relembrados por meio de fotos e músicas. Como de costume, de mãos dadas, as crianças e adolescentes fizeram uma oração antes de começar a comemoração com pipoca, algodão doce, guloseimas, salgadinho, bolo e refrigerantes.

Por volta das 11h, o tão esperado Papai Noel chegou em cima de uma caminhonete do Corpo de Bombeiros e foi recebido com muitos gritos de alegria. O bom velhinho entregou um presente para cada criança, com direito a abraços, beijos e fotos.

Continua depois da publicidade

Atualmente, a Cidade da Criança atende 232 crianças e adolescentes de seis a 16 anos. Os meninos e meninas frequentam a unidade escolar e no contraturno participam de atividades educativas, recreativas e esportivas do Serviço de Convivência.

A coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de São José, Zamile Cristina da Silva Schutz, explica que a minoria vem por livre espontânea vontade e a demanda maior é encaminhada pelo Ministério Público e Conselho Tutelar.

São crianças e jovens que precisam sair do convívio familiar porque os pais trabalham, porque estão ameaçados pela situação da vulnerabilidade social ou por envolvimento com drogas.

Continua depois da publicidade

– Alguns deles enfrentam trabalho infantil, violência doméstica e sexual, negligência familiar e vulnerabilidade social. Há exemplos de adolescentes que foram resgatados das drogas, que inicialmente eram obrigados a vir, mas que agora fazem questão de ficar – afirma Zamile.

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, o espaço oferece duas alimentações por período e oficinas de artes, artesanato, muay thai, jiu-jítsu, capoeira, dança, meio ambiente, cerâmica, informática, além de três modalidades de atividades físicas. Um ônibus busca as crianças e as levam de volta para a casa ou para a escola todos os dias da semana.