Os alunos do Centro Educacional Juscélia (Ceju), na Comunidade Bethânia, em São João Batista, terão uma surpresa quando voltarem das férias: uma carta do Papa Francisco. Os 23 alunos do 1º ano do fundamental enviaram uma correspondência ao pontífice no final de outubro e, depois de quase três meses, receberam a resposta.
Continua depois da publicidade
A carta, que chegou nesta semana, veio assinada pelo assessor para os Assuntos Gerais do Vaticano, Monsenhor Paolo Borgia. A ideia de enviar a correspondência ao Vaticano surgiu no projeto sobre gêneros textuais, conta a professora Lucineide Filgueira.
— Hoje a gente vive num mundo globalizado, então por que não escrever uma carta para o Papa só para ver o que acontece?
A iniciativa teve a ajuda dos pais, mas eram os alunos quem deveriam escrever as cartas. Cada estudante escreveu uma e ainda teve uma mensagem geral escrita pela professora. Todas as mensagens foram enviadas em um mesmo envelope
A docente diz que logo falou aos alunos para que não ficassem esperando uma resposta, mas que eles tinham feito sua parte. A professora acompanhou todo o caminho da carta, mas quando chegou no início de dezembro desistiu. Hoje comemora o recebimento da carta, que os alunos irão ver no início das aulas:
Continua depois da publicidade
— É muito gratificante fazer alguma coisa e ver o resultado — resume.
O diretor da escola, Paulo Cesar de Carvalho Jacó, diz que é muito interessante ver até onde pode chegar uma simples carta, mesmo nos dias de hoje, em que todo mundo está conectado pela internet.
— Vejo essa resposta do Papa aos alunos como graça de Deus, ainda mais por sermos uma escola que pertence a uma comunidade católica — reforça.
Confira na íntegra a carta de resposta:
Prezada Senhora,
O Papa Francisco ficou feliz com as cartas que as crianças da Escola Ceju – Centro Educacional Juscélia lhe enviaram, sinal de carinho por ele e do desejo que cada uma delas tem de ser sempre bondosa, amiga de Jesus e amiga também de todas as pessoas.
O Papa manda dizer que reza ao Senhor Jesus, Amigo das crianças, por cada um dos que escreveram, a fim de que sejam sempre bons e felizes, protegendo-os e assistindo-os com a graça de Deus; o Santo Padre reza também para que todos sempre façam contente Jesus, dando alegria àqueles que estão ao seu lado: pais, irmãos, professores, catequistas e as restantes pessoas, de modo particular aquelas que mais precisam de ajuda ou são pobres. E para que as crianças da Escola Ceju – Centro Educacional Juscélia e seus familiares se mantenham no bom caminho e vivam sempre na amizade de Deus, o Papa Francisco envia a todos uma especial Benção Apostólica e pede-lhes também que rezem por ele.
Continua depois da publicidade
Aproveito a ocasião para lhe manifestar minha fraterna estima em Cristo Senhor.