Se por um lado, Páscoa é sinônimo de passagem, transformação e novas possibilidades, é verdade também que o mundo se vê diante de desafios e incertezas, especialmente, pela guerra entre Rússia e Ucrânia, no leste da Europa.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Coube ao Papa Francisco, no Domingo de Ramos, implorar por uma trégua:
– Que se inicie uma trégua de Páscoa, mas não para voltar a carregar as armas e retomar o combate. Não. Uma trégua para alcançar a paz através de negociações verdadeiras – declarou o pontífice, após ter celebrado a missa de Ramos na Praça São Pedro.
A fala do papa está apoiada também no verdadeiro significado da Páscoa, que quer dizer a passagem de uma situação boa para uma ruim.
Continua depois da publicidade
A expressão Páscoa origina-se da palavra hebraica pessach, que significa passagem, saída de uma situação ruim para uma situação boa.
> Como as três maiores cidades de SC vão celebrar a Páscoa
Sobre o uso da imagem do coelho, trata-se de uma questão mais mercadológica do que religiosa. O coelho é tradicionalmente utilizado como símbolo da fertilidade, mas ele não está diretamente ligado à questão da Páscoa Cristã, e sim, o símbolo do Círio Pascal, uma grande vela usada nas celebrações que irradia luz. Trata-se de uma representação de Jesus ressuscitado a iluminar as trevas ocasionadas pelos pecados.
Leia também:
> Florianópolis tem programação cultural gratuita e feira de Páscoa na Semana Santa; confira
> Páscoa revigora esperança para setores impactados pela pandemia em SC
> Setor hoteleiro de Florianópolis espera pelos turistas uruguaios durante a Páscoa