A diocese de Rio do Sul tem um novo bispo. O padre Adalberto Donadelli Junior foi nomeado nesta sexta-feira (7) pelo papa Francisco. De Joinville, o religioso agora vai se dedicar à missão no Alto Vale.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do Alto Vale por WhatsApp
Os católicos de Rio do Sul estavam sem um bispo desde novembro do ano passado, mas agora terão a condução do padre Adalberto. Desde 2019, ele exerce a função de reitor do Seminário Filosófico São Francisco Xavier e do Seminário Propedêutico São João Paulo II, em Brusque. Ordenado padre há 19 anos, Adalberto tem desempenhado diversas funções e cargos ao longo de sua caminhada sacerdotal (veja abaixo).
Quem é o novo bispo de Rio do Sul
Padre Adalberto Donadelli Junior nasceu em 26 de dezembro de 1974 em Paranavaí, no Paraná. Iniciou a formação sacerdotal no Seminário dos Missionários Servos dos Pobres, em Curitiba (PR), em 1990. No ano 2000, ingressou no seminário teológico da diocese de Joinville e foi ordenado diácono e presbítero em 2004.
Cursou a faculdade de Filosofia em Curitiba e de Teologia no Instituto de Teologia de Santa Catarina, em Florianópolis. Fez mestrado em Teologia Espiritual pelo Teresianum em Roma, de 2009 a 2011. Foi vigário da paróquia Senhor Bom Jesus em Guaramirim, da paróquia Cristo Ressuscitado em Joinville, reitor do Seminário Teológico Nossa Senhora de Guadalupe em Florianópolis, entre outros.
Continua depois da publicidade
Atuou também como administrador da paróquia São Luís Gonzaga em Joinville, professor de Teologia e, mais recentemente, como reitor do Seminário em Brusque. Em nota, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) parabenizou o padre pela nomeação:
“Estimado irmão, monsenhor Adalberto Donadelli Júnior,
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolhe com alegria a notícia de sua nomeação para a Diocese de Rio do Sul, em Santa Catarina, e manifesta gratidão ao Santo Padre, o Papa Francisco, em continuar a oferecer pastores para o rebanho das Igrejas Particulares de nosso país.
Tendo contribuído em diversas funções na Diocese de Joinville, especialmente no ensino em universidades e no seminário diocesano, o irmão é chamado agora ao ministério episcopal na Igreja particular de Rio do Sul.
Possa o exemplo de São João Batista, padroeiro de Rio do Sul, ser inspirador de seu novo ministério, especialmente no sentido de ser aquele que anuncia a vinda do Filho de Deus e, quem, num gesto de humildade, disse não ser digno de desatar a correia das sandálias de Cristo, reconhecendo a grandeza de Jesus na história da Salvação”.
Continua depois da publicidade