O papa Francisco lançou hoje sua conta no Instagram, rede de compartilhamento de fotografias que tem cerca de 130 milhões de usuários no mundo. Muito popular nas redes sociais, Francisco deve repetir o sucesso e o número de seguidores que têm no Twitter e no Facebook.
Continua depois da publicidade
Duas horas após a abertura do perfil, batizado de @franciscus, o Papa já tinha cerca de 300 mil fãs no Instagram. Na pequena biografia que identifica os usuários da rede, Francisco escreveu, em inglês, “Quero caminhar com vocês ao longo do caminho da misericórdia e da ternura de Deus”.
Leia mais
Papa Francisco completa três anos de pontificado
Jornal do Vaticano elogia “Spotlight” por dar voz às vítimas dos abusos
Continua depois da publicidade
No primeiro post, em uma foto em que aparece rezando, o Papa pede que seus seguidores rezem por ele, em mensagem escrita em nove idiomas. Em duas horas, mais de 45 mil curtiram o post e a publicação recebeu mais de 8 mil comentários de fiéis de todo o mundo saudando a chegada do pontífice à rede social. Na sequência, Francisco postou outra imagem e um vídeo com a legenda “Inicio um novo caminho, no Instagram, para percorrer com vocês a estrada da Misericórdia e da ternura de Deus”.
O fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg — dono, também, do Instagram — compartilhou a primeira postagem do Papa, deu boas-vindas ao pontífice na rede social e disse que, independente da religião, todos podem se inspirar em Francisco pela “humildade e compaixão”.
Welcome to Instagram, Pope Francis! No matter what faith you practice, we can all be inspired by Pope Francis’s humility…
Publicado por Mark Zuckerberg em Sábado, 19 de março de 2016Continua depois da publicidade
Segundo o Vaticano, Francisco vai manter a linguagem simples na comunicação com os fieis no Instagram. A data de estreia do perfil não foi por acaso: no sábado, o Papa comemorou três anos da primeira missa de seu pontificado. A data também marca o Dia de São José, de quem Francisco é devoto.