O papa Francisco pediu à Igreja Católica que mantenha o otimismo, em um encontro nesta sexta-feira no Vaticano com todo os cardeais que o elegeram. O líder dos católicos convidou os bispos a utilizarem um “novo método” para levar os Evangelhos a “todos os extremos da Terra”. A reunião ocorreu na Sala Clementina.
Continua depois da publicidade
– Não cedamos nunca ao pessimismo nem à amargura que o diabo nos oferece a cada dia – declarou o novo Pontífice.
> Linha do tempo: O caminho de Jorge Bergoglio ao papado
> Em site especial, leia todas as notícias sobre a Sucessão na Igreja
Continua depois da publicidade
> Acompanhe a cobertura do enviado do Grupo RBS ao Vaticano
Ao discursar para as maiores autoridades da Igreja, Francisco introduziu em vários momentos comentários pessoais e improvisados. Ele definiu o colégio de cardeais como “uma comunidade” e propôs que as relações no seio da Igreja sejam maracdas pela harmonia.
Francisco também elogiou o antecessor, o Papa Emérito Bento XVI, que renunciou ao cargo em 28 de fevereiro. Disse que o pontificado do alemão beneficiou a Igreja com sua fé, humildade e suavidade.
– O ministério vivido com total dedicação teve nele um intérprete humilde e paciente – disse Francisco sobre Bento XVI.
Continua depois da publicidade
Olhar voltado aos jovens
O Papa também pediu que os cardeais usem a sabedoria da idade avançada para conquistar fiéis, em especial os jovens.
– Ser idoso é a sabedoria da vida, levemos essa sabedoria aos jovens. Acredito que a maioria aqui está na idade da sabedoria. Vamos doar sabedoria aos jovens – pregou Francisco, fazendo uma alusão ao vinho, cujo sabor é aprimorado com o tempo e o passar dos anos.
O Pontífice falou por cerca de meia hora e boa parte do discurso foi feita de improviso. Francisco lembrou da emoção que sentiu ao saudar os fiéis, logo após sua eleição, na última quarta-feira.
Continua depois da publicidade
– Com aquela sugestiva imagem do povo ainda na minha mente, que ficou gravada para mim, quero agradecer aos bispos, sacerdotes, consagrados, jovens, famílias, anciãos. Um dia vamos olhar o belo rosto de Cristo. Eu submeto meu ministério ao olhar materno de Maria, testemunhando a fé genuína da presença do Senhor – disse.