O papa Francisco recebeu no Vaticano em audiência privada o presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, com o qual conversou 40 minutos entre outros assuntos sobre a situação social e humanitária da América Latina, informou nesta sexta-feira o Vaticano.

Continua depois da publicidade

“No desenvolvimento da conversa falaram sobre a situação política nacional e regional, com especial referência ao desenvolvimento das instituições democráticas e a situação social e humanitária do continente”, informa em um comunicado a assessoria de imprensa da Santa Sé.

“As cordiais conversas demonstraram as boas relações existentes entre a Santa Sé e o Uruguai, assim como o interesse comum pelo desenvolvimento integral do indivíduo, o respeito dos direitos humanos e a paz social”, defende a nota.

O presidente uruguaio estava acompanhado de sua esposa, María Delgado e de seu filho Álvaro.

Durante a tradicional troca de presentes, Francisco presenteou Vázquez um medalhão da paz e suas três encíclicas: Amoris laetitia, Laudato Si e Evangelii gaudium.

Continua depois da publicidade

“Escutei que Mujica falava por rádio de Evangelii gaudium”, comentou o papa ao presidente uruguaio com tom satisfeito ao mencionar o ex-presidente José ‘Pepe’ Mujica, conhecendo suas posições de esquerda, que parece compartilhar suas reflexões espirituais.

Por sua parte, Vázquez presenteou Francisco com uma drusa de ametista uruguaia.

Na véspera, o embaixador uruguaio para a Santa Sé, Francisco José Ottonelli, que acompanhou o presidente em sua visita ao Vaticano, adiantou que Vázquez desejava pedir ao papa a autorização da abertura dos arquivos vaticanos sobre a ditadura no Uruguai (1973-1985).

* AFP