O Vaticano confirmou que o papa Francisco e o presidente palestino Mahmud Abbas conversaram nesta terça-feira (5) por telefone, em meio à crescente preocupação internacional pelo possível traslado da embaixada americana a Jerusalém.
Continua depois da publicidade
O porta-voz do Vaticano, Greg Burke, confirmou à AFP a chamada telefônica, embora não tenha dado detalhes sobre o conteúdo da conversa.
O projeto do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de trasladar a embaixada de Tel Aviv a Jerusalém levaria ao reconhecimento americano da Cidade Santa como capital de Israel, o que gera fortes controvérsias.
O status de Jerusalém é um assunto-chave no conflito palestino-israelense, e ambas as partes reivindicam a cidade como sua capital.
Continua depois da publicidade
Em outubro, o papa Francisco defendeu o “status quo” de Jerusalém, uma “cidade santa onde todos devem poder viver em paz” e pediu o “livre acesso” a todos os fiéis, judeus, muçulmanos e cristãos, aos lugares santos de Jerusalém.
Em janeiro, o mesmo Abbas havia advertido durante uma visita ao Vaticano que trasladar a embaixada dos Estados Unidos em Israel a Jerusalém afetaria as esperanças de paz no Oriente Médio.
O líder palestino, que se reunia com o papa Francisco pela tercera vez, advertiu que a ideia de Trump “alimentaria o extremismo”.
Continua depois da publicidade
As relações entre o Vaticano e as autoridades palestinas entraram em uma nova etapa em 2015 com a assinatura de um acordo, que levou à abertura da embaixada palestina no Vaticano.
O acordo, que foi produzido dois anos depois que o Vaticano reconheceu a Palestina como Estado, gerou a indignação em Israel.
* AFP