O ciclista Alex Diniz (Scott/São José dos Campos) faturou o título do 21º Tour de Santa Catarina, na tarde deste domingo, após completar a subida da Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra, com o tempo de 1h41min36seg.
Continua depois da publicidade
Diniz, que lidera a tabela desde a segunda etapa, cruzou a linha de chegada em segundo lugar. Na reta final do circuito, o atleta mantinha uma vantagem de quase dois minutos sobre os concorrentes – tempo considerado alto no esporte.
Neste último dia de competição, os ciclistas enfretaram chuva e frio durante o percurso na serra. O vencedor desta última etapa foi Gregory Panizo (Dataro Computadores/Curitiba), que fez o mesmo tempo de Diniz e Jair dos Santos (Avaí/Florianópolis), mas visualmente cruzou a linha de chegada em primeiro lugar.
Na quarta colocação, Cleberson Weber concluiu a prova em 1h41min57seg. Patrique Azevedo, vencedor da penúltima etapa, completou o trajeto em 1h42minmin35seg.
Ranking geral
Continua depois da publicidade
A classificação geral quase não sofreu alteração nas primeiras posições desde o início do evento. Os que apostaram que a prova deste domingo poderia ter surpresas, se decepcionaram. Alex Diniz conquistou o campeonato com o tempo total de 30h37min03seg. Na segunda colocação apareceu Gregory Panizo, com 30h38min53seg e, em terceiro, Jair do Santos com 3030h39min26seg.
Dos 67 ciclistas que iniciaram a edição deste ano, apenas 43 completaram o percurso. Eles pedalaram cerca de 1,2 mil quilômetros em 11 dias de competição. A volta começou no último dia 16, em Brusque, e percorreu mais de 50 cidades do interior do Estado e do Planalto Serrano.