O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) mostrou que os motoristas podem ser pegos no teste do bafômetro caso comam panetone. Em um vídeo divertido publicado nas redes sociais, o órgão contou que a comida típica de Natal possui uma pequena porcentagem de teor alcoólico que pode ficar presente por alguns minutos na boca, mas é facilmente eliminado ao beber água. As informações são do O Globo.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Na publicação, o bafômetro acusou 0,23% após o presidente do Detran-GO, Waldir Soares de Oliveira, comer um panetone de chocolate. O número é o suficiente para acarretar penalidades, como a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Mas após ele beber água, o resultado deu negativo para a presença de álcool. 

“Essa demonstração foi realizada apenas para conscientizar o cidadão e alertar sobre os riscos de misturar álcool e direção”, afirmou Waldir. 

O órgão de trânsito explica que o álcool sinalizado pelo bafômetro, assim como no caso do pão de forma, é um resíduo bucal e não atinge os pulmões. A fermentação natural da massa gera pequenas quantidades de álcool como subproduto, embora a maior parte evapore durante o cozimento. 

Continua depois da publicidade

O uso de aromatizantes para e essências alcoólicas para intensificar o sabor do panetone, ou ainda frutas embebidas em licores, podem deixar traços de álcool no produto final.

Veja o vídeo 

Leia mais

Pedágio na BR-116 fica mais caro a partir desta quinta-feira; confira os valores

Preta Gil passa por nova cirurgia para retirada de tumores e pede orações: “Minha fé é maior que tudo”