Profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 são os mais atingidos pela pandemia, tanto por estarem altamente expostos à contaminação quanto pela vulnerabilidade de desenvolver problemas de saúde física e mental em função do excesso de responsabilidades de carga horária.

Continua depois da publicidade

Sobe para 74.718 o número de pessoas imunizadas contra Covid-19 em Santa Catarina

Aumentar o efetivo é uma das maneiras de minimizar os danos a esses profissionais, evitando a sobrecarga de trabalho. Nesse sentido, a Prefeitura de Florianópolis contratou, desde o início da pandemia, 545 profissionais da saúde para atuarem no Sistema de Saúde Municipal. Foram 39 agentes de combate às endemias, 227 técnicos de enfermagem, 128 enfermeiros, 121 médicos, 19 farmacêuticos, 9 técnicos de laboratório e 1 bioquímico. Somente em 2021, 111 profissionais foram contratados.

Aumento de efetivo é uma maneira de cuidar da saúde mental dos profissionais da saúde municipais

De maneira geral, a pandemia do coronavírus vem desencadeando – nos mais diferentes níveis – desgaste emocional, quadros de ansiedade e outras psicopatologias. Cada indivíduo reage de maneira diversa à pressão, aos receios e angústias provocadas por essa situação de estresse, mas alguns estudos comprovam que os profissionais da saúde são os mais impactados pela pandemia.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os altos níveis de estresse, ansiedade e depressão em função das atividades de trabalho neste último ano colocaram os profissionais da saúde como grupo de risco para desenvolverem problemas emocionais. Por isso, a determinação da OMS é que seja realizado o monitoramento das condições de saúde mental desses profissionais e que se aumente o investimento em melhores condições de trabalho.

Continua depois da publicidade

Por isso, além do aumento do efetivo, a PMF também disponibiliza apoio psicológico e psiquiátrico aos profissionais do sistema municipal de saúde.

– Estamos realizando investimentos na área da saúde e contratando profissionais para diminuir a sobrecarga, pois acreditamos que cuidar da saúde mental das equipes que estão cuidando incessantemente dos pacientes com Covid-19 é necessário para manter não somente o sistema de saúde em funcionamento, mas para manter o equilíbrio emocional e social de todos os cidadãos – explica Gean Loureiro, prefeito de Florianópolis.

Além das admissões já realizadas, a Secretaria de Saúde de Florianópolis está com dois processos seletivos abertos para médicos e técnicos de enfermagem. Os processos seletivos estão disponíveis no site

Os profissionais interessados podem se cadastrar respondendo este questionário.

Leia também

SC passa de 8 mil mortes por covid-19 após semana com mais óbitos causados pela doença

Continua depois da publicidade

Blumenau abre cadastro e vai recrutar profissionais de saúde para a linha de frente da pandemia