As pancs, ou plantas alimentícias não convencionais já são conhecidas por muitas pessoas e fazem parte da rotina de alimentação de muitas regiões. Além disso, elas também alcançaram altos patamares fazendo parte também de pratos em restaurantes de chefes renomados.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Ricas em nutrientes e com sabores especiais, as Plantas Alimentícias Não Convencionais, conhecidas pela sigla Pancs, podem ser uma opção para quem quer aproveitar ainda mais os benefícios de uma alimentação saudável.
Esse tipo de alimento chama a atenção justamente porque elas podem ser encontradas em qualquer lugar, como por exemplo no quintal de casa ou até mesmo no jardim, muitas dessas espécies, inclusive, são tratadas como mato, ervas daninhas e descartadas.
Exemplo de pancs
Existem várias plantas alimentícias não convencionais, as pancs, que você pode até conhecer e já ter visto, mas não ter relacionado com os inúmeros benefícios de consumi-las.
Continua depois da publicidade
Erva baleira
Erva baleeira, ou também mijo de grilo é uma planta pode ser usada como temperou ou tomada como chá. Ela é nativa da Mata Atlântica e tem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas podendo ser usada no tratamento de dores musculares e no tratamento de feridas externas e úlceras estomacais.

> Veja formas de preparar pancs
Açafrão da terra
Este é um tipo de raiz usado como tempero e é encontrada principalmente como um dos componentes do curry. Também conhecida como cúrcuma, a planta é antioxidante, anti-inflamatória, desintoxicante, calmante e protetora do sistema cardiovascular.

Ora-pro-nobis
Esta planta tem alto valor de proteínas e fibras. Podem ser consumidas em saladas cruas, refogadas, sopas e até mesmo em preparações como o arroz e o feijão. É substituta da carne e do ovo em alguns pratos.

> Cogumelos alucinógenos, comestíveis e venenosos; entenda tudo sobre
Continua depois da publicidade
Beldroega
Rica em ácido graxo e ômega-3. É uma fonte de vitaminas B e C. Talos e ramos podem ser usados em saladas e ensopadas. As sementes podem ser transformadas em farinhas.

Malvavisco
Ela é uma panc parecida com um hibisco cujas flores não se abrem. As folhas podem ser usadas para chás no tratamento de inflamações do sistema digestório. As flores são comestíveis e servem para decorar bolos e tortas. Quando trituradas, podem ser base para geleias.

Você também pode querer ler
12 drinks para o dia dos namorados
Como recuperar o paladar depois da Covid
Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC
Caso Evandro: o que aconteceu e as teorias do crime da série na Globoplay