Mais de 200 agentes comunitários de saúde foram capacitados pela Vigilância Epidemiológica de Blumenau para ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti. Eles participaram de um treinamento na sexta-feira passada e ainda passarão por capacitação em pequenos grupos.
Continua depois da publicidade
Segundo o diretor da Vigilância em Saúde, Eduardo Weise, os agentes terão a missão de aproveitar o contato com as pessoas no trabalho que realizam no programa de saúde da família para também orientar sobre as maneiras de evitar o mosquito. Nas visitas às casas os agentes de saúde também poderão buscar por água parada e, se for o caso, acionar os agentes da Vigilância Epidemiológica.
Blumenau tem hoje índice bem abaixo da média de casos suspeitos de dengue, chikungunya, zika e de focos confirmados do mosquito transmissor. O diretor Eduardo Weise destaca que isso é resultado de um trabalho incansável e de longo prazo da equipe da Vigilância Epidemiológica. Tem gente que trabalha até de madruga se for necessário.
Ainda assim, Weise diz que tudo isso pode se perder se a comunidade também não se engajar suficientemente. Todos têm reponsabilidades e deveres em relação à guerra contra o mosquito e sabemos muito bem quais são. O jeito é não baixar a guarda e denunciar sempre que algo suspeito for detectado.
Continua depois da publicidade