• Parece inevitável. O blumenauense vai ter que conviver por, pelo menos, mais seis meses com o sistema de transporte coletivo emergencial contratado com a Viação Piracicabana desde o início do ano. Ou seja, até junho de 2017 os passageiros, motoristas e cobradores dos coletivos da cidade terão que fechar os olhos para o desconforto de uma frota ultrapassada para ter o serviço e os salários em dia.

    ::: Leia mais informações do colunista Pancho :::

    A prefeitura quer lançar até dia 16 deste mês o edital da licitação que vai escolher a empresa ou consórcio responsável pelo transporte público da cidade nos próximos 20 anos. São 45 dias de prazo para saber quem vai concorrer, mais 30 dias para saber quem venceu e mais três meses para a nova operação começar. Estaríamos em maio de 2017, mas nesses processos licitatórios é comum alguém questionar alguma documentação e os prazos podem ganhar algumas semanas.

    Todo o cronograma foi detalhado em entrevista coletiva que o prefeito Napoleão Bernardes e parte da equipe do Seterb e da Secretaria de Administração concederam ontem de manhã. A única indefinição é a tarifa. Até então, o edital que estava em análise no Tribunal de Contas do Estado (TCE) previa o valor máximo de R$ 3,75. Ganhará a licitação quem cobrar o menor valor. É bem provável que esse teto seja ampliado, já que ele foi calculado com base nos números de 2015. Até o lançamento do edital o cálculo deve ser refeito.

    Napoleão fez questão de dizer que o processo é prioridade no governo desde o rompimento do contrato com o Consórcio Siga e, se há demora, ela é fruto de toda a burocracia necessária para o lançamento de um edital desse tipo.

    Continua depois da publicidade