Pela primeira vez em 26 edições o Stammtisch de Blumenau, agendado para amanhã na Rua XV de Novembro, tem uma série de exigências feitas pelo Corpo de Bombeiros e que devem ser atendidas pelos 270 grupos que ocuparão a mais importante via da cidade. Todas as barracas com toldo deverão ter pelo menos um extintor de incêndio. As tendas com 25 metros quadrados ou mais devem usar tecido com tratamento anti-fogo e o grupo responsável deve providenciar uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) assinada por um engenheiro.
Continua depois da publicidade
De acordo com o organizador do evento, Develon da Rocha, um bombeiro deve passar pelo local no início da manhã de sexta-feira para fazer a vistoria. Mais segurança para as cerca de 25 mil pessoas que devem participar desta edição.
Stammtisch mais tranquilo
Dos 270 grupos, 17 participam do evento pela primeira vez. O controle na admissão de novas confrarias existe e só neste ano resultou na exclusão e recusa de 12 inscrições. Um deles, por exemplo, declarou ter 200 integrantes, o que certamente colocaria em risco o clima ordeiro que tanto se deseja em um evento como esse. Outros grupos foram flagrados vendendo entrada por meio de abadás, camisetas ou pulseirinhas, o que é proibido pela organização.
Trânsito interrompido
Continua depois da publicidade
Aos desavisados, vale lembrar que o trânsito na Rua XV de Novembro será interrompido a partir das 21h de hoje para a montagem da festa. A via só será reaberta ao trânsito de veículos a partir das 20h.