
Impressiona o novo ambiente que o Sesi criou no Complexo Bernardo Werner, na Rua Itajaí. O Espaço de Educação Maker tem 1,2 mil metros quadrados e vai servir de base para as aulas de quatro cursos que estão sendo criados para adolescentes de 11 a 18 anos: Tecnologia e Robótica, Comunicação e Mídias, Ciências e Matemática.
No caso dos dois últimos, trata-se de uma abordagem mais moderna e ampla das disciplinas, com conteúdos relacionados à criação de protótipos e jogos, por exemplo. Tudo isso em um modelo de educação contemporâneo, inspirado em exemplos que deram certo ao redor do mundo.
Algumas convenções são quebradas no espaço. Não há lousa, carteiras ou salas de aula. Todos aprendem no mesmo espaço e podem interagir com alunos e professores dos outros cursos.
De acordo com a gerente regional do Sesi, Dalila Carvalho, o novo espaço está alinhado ao conceito de indústria 4.0, que tem tudo a ver com a nova geração, extremamente conectada e ágil. Estive lá na semana passada e tem muito do que vemos em startups e coworkings.Continua depois da publicidade
A novidade será inaugurada no dia 31. Os cursos têm carga horária de 80 horas/aula e as mensalidades partem de R$ 97 para dependentes de industriários. O espaço também está disponível para eventos com essas características. O próximo TEDx Blumenau, por exemplo, será lá em abril. Vale uma visita.