
Apesar da vontade do Uber operar em Blumenau, não há qualquer movimentação da prefeitura de Blumenau para regulamentar a atividade na cidade. Quem garante é o presidente do Seterb, Carlos Lange. Segundo ele, o único trabalho é o da assessoria jurídica da autarquia no sentido de pesquisar sobreo tema que, mais cedo ou mais tarde, chegará à mesa do prefeito e do presidente do Seterb.
Em Florianópolis, foi formado um comitê com representantes da prefeitura e da sociedade para montar um modelo de regulamentação. O grupo tem até o fim de novembro para discutir e apresentar ao prefeito o que seria o modelo ideal.
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Para funcionar em Blumenau, além de conquistar motoristas – trabalho em andamento – o serviço, na opinião de muitos, tem que ser regulamentado. Hoje apenas táxis podem atuar no transporte de passageiros em automóveis.
A aparição do Uber em Blumenau é o início de um movimento que não deve ter fim, ou seja, mais cedo ou mais tarde teremos os carros pretos rodando. Resta saber qual o grau de resistência dos taxistas por aqui.
Proibição
No ano passado, o vereador Adriano Pereira (PT) encaminhou um projeto de lei complementar para tentar proibir a atividade na cidade. O projeto foi arquivado pela Comissão de Constituição e Justiça com base no parecer de um dos procuradores da casa. Diz o documento que não é atribuição do vereador proibir ou não a atividade, além de ofender a livre iniciativa e a livre concorrência previstas na Constituição.
Preços
O Uber talvez não tivesse o sucesso que tem se as tarifas dos táxis não fossem tão altas. Um trajeto curto em Blumenau é mais caro que um maior em São Paulo e sempre tem gente dizendo que usaria mais táxi se fosse mais barato.
Fiz rápida pesquisa em três cidades com população parecida com a nossa. Inclui Florianópolis e Joinville e simulei seis trajetos. Blumenau foi a mais cara em dois deles e a segunda mais cara nos demais. Os táxis aqui chegam a ser 30% mais caros que em Franca (SP), por exemplo. Deve haver margem para melhorar isso, não?Continua depois da publicidade