• O fim de semana vai ser diferente na Prainha. O espaço que aos poucos vai ganhando o mínimo da estrutura adequada para receber visitantes deve ser ocupado por muita gente disposta a ver a curva do rio Itajaí-Açu ganhar vida novamente, como já ocorreu em décadas passadas.

    ::: Leia mais informações do colunista Pancho :::

    A ideia é fazer com que o dia 23 de julho, próximo sábado, seja um marco naquele espaço. Diversos grupos de pessoas preocupadas com o futuro da cidade e dos cidadãos se uniram para levar música e outras artes, além de oficinas e atividades culturais.

    Segundo a idealizadora da rede Minha Blumenau, Amanda Tiedt, quem quiser ajudar vai poder montar móveis com material alternativo e plantar flores no local. Com isso, espera-se reconectar o blumenauense com a Prainha, que ficou por quatro anos fechada servindo de canteiro de obras para os trabalhos de contenção da margem esquerda do rio.

    Quem quiser mais informações pode acessar o site bit.ly/prainhablu. Para colaborar basta preencher o formulário. Sugira uma intervenção ou coloque a mão na massa.

    Encontro

    De olho em toda essa mobilização, a prefeitura convocou para hoje à tarde um encontro com os organizadores da ação de sábado na própria Prainha, a partir das 14h. A ideia é divulgar o que já foi feito no local, como a limpeza, iluminação pública e recuperação de mobiliário.

    A equipe formada por representantes da Fundação Cultural e secretarias de Turismo, Serviços Urbanos e Planejamento também vai dar dicas de como ajudar na recuperação do espaço, repassando, por exemplo, as espécies mais adequadas para plantio. A prefeitura ainda vai plantar gramado e criar um estacionamento e um playground. A previsão de conclusão dos trabalhos é agosto.

    Sinal de integração entre o poder público e a comunidade. Sempre bem-vinda.

    Continua depois da publicidade