
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) deve relançar o edital de licitação para contratar o serviço de coleta de resíduos sólidos em Blumenau na próxima semana. O trabalho de revisão técnica do texto do primeiro edital, que havia sido lançado em novembro, foi concluído na quarta-feira e agora está nas mãos do departamento jurídico para as adequações necessárias.
::: Leia mais informações do colunista Pancho :::
O primeiro processo licitatório foi suspenso devido a diversas dúvidas que surgiram a partir da leitura do edital pelas empresas interessadas em prestar o serviço. Detalhes que, segundo o gerente de Resíduos Sólidos da autarquia, João Carlos Franceschi, geraram dupla interpretação.
Os envelopes com a documentação e propostas de valores deverão ser abertos 30 dias após o lançamento do edital. Se a previsão se confirmar, é possível que entre o final de janeiro e início de fevereiro saibamos qual será a empresa responsável pelo serviço.
Entre as mudanças em relação ao primeiro edital está o preço máximo a ser cobrado anualmente pela coleta. De R$ 19,7 milhões deve passar para cerca de R$ 21 milhões. O aumento já leva em conta a atualização salarial da categoria, que está para ocorrer no próximo mês.
Atraso foi propositalContinua depois da publicidade
Desde a metade do ano o serviço está sendo prestado de forma emergencial pela Blumeterra. O contrato com a empresa venceu em junho, mas o edital não foi lançado a tempo. Segundo Franceschi, como o Plano de Saneamento – que inclui o Plano de Gestão de Resíduos – estava em fase de conclusão, o Samae decidiu aguardar para lançar o novo edital dentro dos novos parâmetros.
Um das novidades da licitação é o fato da empresa vencedora ter que recolher também o resíduo reciclável. Hoje a responsabilidade é da cooperativa Reciblu que usa caminhões do Samae. Com isso, a cooperativa ficará responsável pela separação do material.
A empresa vencedora também será responsável pela distribuição de novos contêineres pelos bairros e pela limpeza deles. Só no primeiro ano mais de 2 mil novos contêineres serão colocados nas ruas da cidade. Hoje são 222.
Serviço no fim de anoPor falar em lixo, é bom lembrar que haverá alguma mudança na coleta do material neste fim de ano. Nos sábados, dias 24 e 31, o serviço será realizado à tarde no Centro, arredores e corredores de serviço. Nos domingos 25 de dezembro e 1º de janeiro não haverá coleta de lixo na cidade. Nos demais dias a coleta é normal.
O Samae recomenda, portanto, que o lixo só seja levado para a rua nos dias e horários de coleta. É sempre bom lembrar que nesta época do ano a possibilidade de enxurrada é maior e a combinação de alagamento com lixo não é das melhores. Além de espalhar o material, ele pode entupir as bocas de lobo e impedir o escoamento da água.
Continua depois da publicidade