Há uma certa apreensão entre profissionais da saúde de alguns hospitais de Blumenau em relação a uma mudança que ocorreu nesta semana no Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemosc) da cidade. Desde segunda-feira não há mais plantão 24 horas para entrega de sangue aos hospitais. O Hemosc optou por se adequar ao modelo adotado pelos demais centros do Estado, com um profissional de sobreaviso à noite e nos finais de semana.
Continua depois da publicidade
A coordenadora técnica do Hemosc de Blumenau, Paula Roberta de Cezaro de Souza, explica que desde 2010 o centro trabalha com plantão porque assim funcionava o antecessor Centro Hemoterápico de Blumenau (CHB). Em sete anos, os hospitais puderam se adequar providenciando estrutura para estocar a quantidade de sangue suficiente para, por exemplo, atender a demanda de um fim de semana.
Paula reforça que Blumenau era a única cidade que atendia fora dos padrões dos demais centros, o que implicava em maiores despesas na unidade daqui. Desde segunda-feira, se faltar sangue em algum hospital, o profissional de sobreaviso é acionado.
As bolsas de sangue agora só podem ser retiradas pelas instituições de saúde conveniadas no Hemosc de segunda a sexta, das 7h às 20h, e aos sábados, das 8h às 11h. Troquei mensagens com um profissional da área de emergência de um hospital da cidade e a sensação que ele tem é a de que vai faltar sangue para atender os pacientes, em especial as vítimas de acidentes de trânsito. “Um paciente de trauma pode morrer sem receber o sangue no tempo necessário”, disse.
Tudo leva a crer, e assim espero, que não passa de uma sensação natural depois do anúncio de que o plantão foi substituído pelo sobreaviso. No Hospital Santo Antônio, por exemplo, a enfermeira da Agência Transfusional Fernanda Bertuol diz que há estrutura para estocar sangue e que está recebendo todo o apoio do Hemosc neste momento de transição. A maior apreensão é em relação às plaquetas, que têm validade pequena e grande demanda pelos pacientes da área de Oncologia:
Continua depois da publicidade
– Por enquanto não há problemas para relatar. É uma fase de adaptação.