Se houve queda nas vendas para o Natal nos shopping centers do Brasil e no comércio catarinense, temo pelos números a serem apurados pelos empresários blumenauenses do setor. A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) cravou menos 2,8% nos estabelecimentos do país. O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC (FCDL/SC) adiantou ao colega Moacir Pereira na edição de fim de semana que os valores vendidos em 2015 serão menores que os de 2014.

Continua depois da publicidade

Só por estar inserida nesse contexto, é fácil deduzir que as vendas em Blumenau também ficaram abaixo dos níveis de 2014. Mas a queda deve ser maior ainda. Entre as razões, soma-se à crise nacional o fato do consumidor blumenauense ser um dos mais conservadores do Estado, de acordo com as sucessivas pesquisas da FCDL e Fecomércio, e a fatídica greve dos trabalhadores no transporte coletivo da cidade. Sem ônibus por 10 dias, os blumenauenses dos bairros tiveram dificuldade para se deslocar aos centros comerciais, o que afetou diretamente o movimento nas lojas.

Tudo indica que as promoções desta época serão mais generosas que as de outros anos, graças ao estoque elevado nas lojas e a necessidade de vender para cumprir obrigações.