Brusque vai inaugurar nesta semana três estações inteligentes que foram instaladas no Centro e em frente ao Centro Universitário de Brusque (Unifebe). O equipamento é parecido com um poste de iluminação pública, mas além de iluminar com lâmpada LED — mais econômica — tem outras funções.

Continua depois da publicidade

Sensores nele instalados são capazes de medir umidade, temperatura, pressão atmosférica, poluição do ar, poluição sonora e luminosidade. Esses dados são exibidos em um painel e armazenados em um servidor para que sejam usados no monitoramento do clima.

A estação também fornece conexão à internet para quem passa pelo local e tem tomadas para carregamento de carros e bicicletas elétricas. Em breve uma câmera também será instalada para monitorar o tráfego no local, além de um botão de emergência que, ao ser acionado, faz uma ligação direta com a Polícia Militar.

Os equipamentos são fruto de um intercâmbio que a cidade estabeleceu com o distrito de Karlsruhe, na Alemanha, por meio do programa 50 Parcerias Pelo Clima. Em conjunto, os envolvidos desenvolvem projeto para tentar diminuir os impactos das mudanças de clima provocadas pelo aquecimento global, por exemplo.

O projeto está orçado em 332 mil euros e será bancado pelo governo alemão. Nessa primeira fase foram investidos 60 mil euros. O próximo passo deve ser a implantação de um sistema de aluguel de bicicletas elétrica junto às estações.

Continua depois da publicidade

Acompanhe outras de publicações de Pancho

Leia também:

Pancho: mudanças no transporte público de Blumenau

Hotel de Blumenau oferece cerveja no café da manhã