Os projetos de duplicação da BR-470 e de prolongamento da Via Expressa, que vai criar a nova SC-108, não incluem a construção de um novo viaduto sobre a rodovia federal no entroncamento das vias. Como vocês bem sabem, a Via Expressa tem duas pistas em cada sentido, tanto na parte existente como no prolongamento em obra, mas o viaduto que lá está tem apenas uma pista em cada sentido. Ou seja, é óbvio que um novo viaduto tem de ser construído para dar a devida vazão ao fluxo de veículos.

Continua depois da publicidade

Curta Pancho no Facebook

Siga Pancho no Twitter

Quem está na função para resolver o problema é o secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Paulo França. Segundo ele, há um projeto feito pela prefeitura de Blumenau na época em que foi erguido o viaduto lá existente. O projeto só não foi executado porque naquele momento não havia necessidade.

Agora França trata com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) para aprovar no órgão o projeto resgatado bem como as novas alças de acesso. Também há uma conversa no sentido de saber quem vai assumir a obra.

Continua depois da publicidade

Novo viaduto

Em compensação, já está concluído o projeto executivo do viaduto do prolongamento da Via Expressa que será construído sobre a Rua Guilherme Scharf, no bairro Fidélis. O Estado trabalha na elaboração do edital para erguer a estrutura, que deve ser publicado entre o fim deste ano e o início do próximo. O valor aproximado da obra é de R$ 6 milhões.

Lentidão na obra

Já a obra no primeiro trecho de 1,8 quilômetro entre a BR-470 e a Guilherme Scharf ainda não tem previsão para ser retomada. A empresa diz que trabalhou mais que o contratado e as medições estão sendo revisadas, processo que deve demorar algum tempo.

Acompanhe outras de publicações de Pancho

Nos demais trechos há impasses com as desapropriações necessárias para a abertura da nova rodovia. Segundo Paulo França, muitos proprietários têm problemas com a documentação ou não concordam com o valor ou com o fato de apenas uma parte do terreno ser desapropriada.