
Demorou um pouco, mas deve ser relançado nos próximos dias o edital de licitação que pode definir a empresa que fará a coleta de lixo em Blumenau. Segundo o novo presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Alexandro Fernandes, os últimos detalhes do novo texto estão sendo revisados. Um edital chegou a ser lançado em novembro, mas foi suspenso devido a questionamentos feitos por empresas interessadas em participar do processo.
Continua depois da publicidade
A empresa que vencer a licitação, além de coletar o lixo orgânico, fará o recolhimento do material reciclável. Hoje esse serviço é feito pelo pessoal da cooperativa Reciblu com veículos do Samae. A vencedora também será responsável pela instalação de novos contêineres nas ruas de Blumenau, em especial nos bairros. O preço máximo pelo serviço anual deve chegar perto de R$ 21 milhões.
O serviço de coleta de lixo em Blumenau está sendo prestado desde o ano passado em regime emergencial pela empresa Blumeterra. O presidente do Samae admite que a autarquia tem problemas na operação de coleta do material reciclável e, por isso mesmo, esse serviço também será terceirizado.
Muita gente tem reclamado da falta de coleta de material que foi separado em casa, nos escritórios, lojas e empresas da cidade e fica com a sensação de ¿trabalho jogado fora¿. Alexandro garante que tudo será resolvido com a nova licitação. Enquanto isso, vale revisar os horários da coleta no site samae.com.br. Lembrando que quem tem contêiner na rua deve levar o lixo até eles.
Continua depois da publicidade