• Projeto importante para a cidade vai ser esmiuçado à comunidade em audiência pública marcada para as 19h do dia 24 de agosto no Clube de Caça e Tiro Ribeirão Itoupava, na Itoupava Central. Caberá a um representante do consórcio formado pelas empresas Concresolo, Astep e Proyfe (Espanha) apresentar os detalhes do Estudo de Impacto de Vizinhaça (EIV) da implantação do corredor Norte, que prevê a urbanização da Rua Dr. Pedro Zimmermann, ou rodovia Guilherme Jensen (SC-108).

    ::: Leia mais informações do colunista Pancho :::

    O projeto de transformação da principal via do bairro mais populoso da cidade começa na ponte sobre o ribeirão Itoupava, na Rua 2 de Setembro, e se estende até a Rua Pedro Zimmermann na altura do posto da Polícia Rodoviária Estadual. O trecho de 13 quilômetros foi dividido em três e o que deve receber as primeiras obras fica entre a BR-470 e a Rua Mário Giese, um pouco depois do Ambulatório Geral da Itoupava Central, onde será erguido o futuro Terminal das Itoupavas.

    É um trecho de sete quilômetros em que a Escola Anita Garibaldi atua como divisora. Ao Sul a via terá três pistas de rolamento por sentido e ao Norte, duas.

    O projeto prevê basicamente a transformação da via em uma grande avenida, com calçadas, ciclovias, iluminação pública, mobiliário, arborização e acessos adequados às vias transversais. Inicialmente, a estimativa de investimento para esse primeiro trecho é de R$ 35 milhões, dinheiro a ser financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

    Depois da audiência pública, a expectativa da Secretaria Municipal de Obras, responsável pelo Programa de Mobilidade Urbana Sustentável que foi contemplado pelo BID, é lançar o edital de licitação internacional para a execução da obra em outubro. Se isso ocorrer, os trabalhos poderiam começar no início de 2017.

    É o típico projeto que não pode, e nem deve, ser atribuído a um governo. O projeto do corredor Norte foi licitado em 2012 e a obra, certamente, vai ocorrer durante a gestão de outros prefeitos. Um projeto dessa magnitude é da cidade e por isso mesmo a participação do cidadão na audiência é importante.

    Clique aqui para fazer o download do EIV do Corredor Norte (145 MB)

    Continua depois da publicidade