
Os boxes da parte externa da feira da Rua Humberto de Campos devem ser desocupadas até o fim do ano. É o que prevê os Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) que cada um dos comerciantes assinou com a Associação dos Feirantes e a prefeitura de Blumenau perante o Ministério Público do Estado.
Todos ocupam os espaços sem licitação, o que é proibido por lei. Alguns deles estão há décadas explorando os espaços diariamente. A obrigação não se aplica aos feirantes que fazem uso das bancas na parte interna.
::: Leia mais informações do colunista Pancho :::
O problema é que a prefeitura ainda não tem definido o que fará com os espaços depois da virada do ano. A expectativa era que uma licitação fosse lançada para conceder os boxes a comerciantes da forma como exige a legislação, mas o diretor de Micro e Pequenas Empresas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Móris Kohl, diz que ainda não há definição sobre o futuro dos espaços. Uma reunião na próxima semana foi marcada para discutir o tema.
Mercado público
É sempre bom lembrar que há um projeto de Mercado Municipal para o espaço da feira da Humberto de Campos. O secretário de Turismo, Ricardo Stodieck, diz que a prefeitura não deveria ter pressa para dar destino aos boxes e que o mercado deve ser levado em consideração. Se houver concessão, Strodieck espera que seja por pouco tempo, já que ele acredita que o mercado pode ser viabilizado nos próximos anos por meio de uma parceria público-privada.
O projeto escolhido para a nova estrutura pode sofrer alterações. O secretário de Turismo aguarda uma resposta da Secretaria de Planejamento sobre o impacto que terá no terreno o futuro corredor de ônibus da Rua Humberto de Campos.Continua depois da publicidade