Trabalho importante vem sendo feito desde o ano passado pelo Colegiado de Desenvolvimento Econômico da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi). O grupo reúne secretários e servidores das secretarias que cuidam da economia dos 14 municípios da Ammvi. O objetivo é identificar oportunidades para toda a região e, de alguma forma, trabalhar em conjunto no desenvolvimento do Médio Vale.

Continua depois da publicidade

Leia outras informações do colunista Pancho

Foi do grupo que saiu, por exemplo, a definição de que o Aeroporto Quero-Quero é de interesse regional. O colegiado também discute temas como o traçado da Ferrovia da Integração e a necessidade de manutenção nas rodovias federais e estaduais da região. Nota-se a preocupação com a infraestrutura necessária para atrair investimentos e dar vazão à produção de nossas empresas.

Apesar de reunir integrantes do poder público, o trabalho está sendo desenvolvido em conjunto com as entidades empresariais. Tanto que elas já encaminharam ao grupo quais as principais demandas da classe produtiva.

O colegiado é presidido pelo diretor de Micro e Pequenas Empresas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Blumenau, Móris Kohl. Segundo ele, somos quase 830 mil habitantes no Médio Vale e a ideia é recuperar o poder de atração de novos investimentos que foi perdido com a litoralização da economia, estimulada pela duplicação da BR-101.

Continua depois da publicidade

Trabalho necessário que vem em boa hora. Há tempos ouço falar em região metropolitana de Blumenau, mas muito pouco tem sido feito nesse sentido. Quem sabe agora a ideia anda.